
Charles Platiau / reuters
A gigante árvore de Natal, com 24 metros de altura, instalada esta semana em Paris, está envolta em polémica e humor, por se assemelhar a um brinquedo sexual. O autor da escultura foi agredido em público e o caso tomou conta das redes sociais.
A escultura insuflável, batizada de "Árvore", é da autoria do artista norte-americano Paul McCarthy, autor de uma outra escultura em forma de fezes e de uma outra de um Pai Natal com um pénis.
A "Árvore" foi instalada, quinta-feira, na Place Vêndome, o epicentro do luxo e do requinte parisiense. McCarthy, de 69 anos, reconheceu já que se inspirou num plug anal. "Tudo começou com uma brincadeira. Apercebi-me que o plug anal tinha uma forma semelhante às esculturas de Brancusi, um célebre escultor italiano do século XX. A seguir, vi que se assemelhava a uma árvore de Natal. Mas não deixa de ser uma obra abstrata. As pessoas podem sentir-se ofendidas se a virem como um brinquedo anal, mas para mim é uma obra abstrata", explicou, ao jornal francês Le Monde.
O artista foi agredido durante a instalação da obra. Um homem esbofeteou-o três vezes, gritando-lhe que não era francês e que a escultura não representava nada naquela praça. "Este tipo de coisas costumam acontecer com frequência aqui em França", perguntou surpreendido Paul McCarthy, aos jornalistas franceses do "Le Monde".
Para o grupo conservador "Printemps", a escultura "desfigurou" a Place Vêndome e a cidade de Paris foi humilhada com o gesto do artista.
A escultura foi "desinsuflada", depois de alguém ter desligado a árvore da eletricidade. A polémica está instalada em Paris e nas redes sociais.
