Na pala conhecida por ter acolhido o Papa Francisco, organização e o Coletivo Jovens Rock in Rio criaram uma zona de inclusão, partilha, experiência, com o mote “Por Um Mundo Melhor”.
Corpo do artigo
20 anos depois da estreia em Lisboa, o Rock in Rio Lisboa testa este ano uma nova Cidade do Rock no Parque Tejo, local que acolheu a Jornada Mundial da Juventude. Agora, foi revelada a ação inédita que acontece na Pala ali erguida no ano passado, e que ficou conhecida por ter recebido o Papa Francisco.
O espaço, dedicado ao projeto “Por Um Mundo Melhor”, será o foco do movimento ALL Experience, criado pelo Coletivo Jovens do Rock in Rio. Este materializa-se numa experiência variada e sensorial, que pretende sensibilizar o público para diversos temas prementes na sociedade, através de conteúdos audiovisuais, distribuição de pulseiras ou vivências imersivas.
Segundo a promotora, o coletivo nasce da vontade da organização do festival e do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), de dar voz aos jovens para manifestarem as mudanças que querem ver concretizadas e incentivá-los a dar o exemplo, com uma atitude proativa. O espaço ideal para isso? “A pala do Parque Tejo, com todo o seu simbolismo”, adianta a organização.
Esta terça-feira, 28 de maio, dia em que o Rock in Rio Lisboa celebra 20 anos desde a abertura de portas da sua primeira edição em Portugal (a 28 de maio de 2004), foi apresentado ao público o movimento inédito.
Fotos e pulseiras
Na prática, o ALL Experience tem como base oito pilares, considerados pelo Coletivo Jovens como os principais temas a serem trabalhados em sociedade; e conta com várias atrações e dinâmicas, como espaços instagramáveis, a distribuição de pulseiras colecionáveis e uma experiência imersiva.
Além do ALL Experience da Cidade do Rock, também é possível fazer parte do movimento através da Landing Page, onde se pode responder a um quizz para ganhar as pulseiras, enviar mensagens de compromisso “por um mundo melhor” e ainda fazer doações às ONGs associadas ao movimento.
Da visão destes jovens, deste grupo que foi convidado a refletir sobre os principais temas a serem trabalhados em sociedade, nasceram então os pilares considerados prioritários, que estarão representados no ALL Experience, cada um associado a uma Organização Não Governamental (ONG): ao “All for Planet” (clima), a Quercus; ao “All for Peace” (paz), a AMI; “All for Respect” (respeito/migração), CPR; “All for Love” (pobreza/dignidade), Banco Alimentar; “All for Rights” (direitos humanos/igualdade): FENACERCI; “All for Education” (educação), SIC Esperança; “All for Dreams” (empreendedorismo/ prosperidade): Dress for Success; e “All for the Future” (consumo e produção sustentável), EntreAjuda/Banco de Bens Doados.
Nos dias do Festival, o ALL Experience vai ter uma zona lounge com backdrops com grafismos que representam os pilares e que permitem que os visitantes criem conteúdos para as suas redes sociais.
Em relação às pulseiras, desenhadas pelo grupo de jovens, trata-se de uma coleção, com frases inspiradoras também associadas a cada um dos pilares do movimento. O objetivo é o de incentivar o público a comprometer-se com esses temas e demonstrar, de forma leve e divertida, o seu apoio. O público pode colecionar quantas pulseiras quiser, ao participar no quizz disponível na Landing Page do ALL Experience, onde, após responder a perguntas sobre os pilares, escolhe a pulseira com a mensagem com a qual mais se identifica. Estas podem ser levantadas gratuitamente no espaço ALL Experience na Cidade do Rock ou numa das ONGs associadas ao movimento, com um custo simbólico de 1€, revertido integralmente para a ONG correspondente.
Quanto à vertente imersiva, um dos destaques do espaço é ainda a Box ALL Experience, ativação que apresenta conteúdos audiovisuais que estimulam a reflexão e a conexão com os pilares do movimento. A experiência na Box ALL Experience tem uma duração média de 3,5 minutos e abriga grupos de até 20 pessoas de cada vez. Vai estar a funcionar das 13h às 22h e todos os participantes recebem uma pulseira da coleção.
“Pensámos muito no que colocar na Pala depois da passagem do Papa e, numa altura em que tanto se discute a evasão dos jovens talentos de Portugal para o mundo, achámos que seria uma ótima oportunidade de inverter a fala e deixar que fossem eles a dizer o que é importante para estas gerações. E foi bom ver como a proposta do festival de ser “ALL” e para “ALL” tem total afinidade com o mundo que eles desejam ter”, explicou Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.
O Rock in Rio Lisboa 2024 realiza-se nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024. O cartaz da 10ª edição inclui nomes como Scorpions, Ed Sheeran, Doja Cat, Camila Cabello, James, Europe e Ornatos Violeta, entre outros.