Terá sido o maior Santuário da Península Ibérica antes das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima, em 1917. O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, localizada no Sítio, prepara-se para receber milhares de fiéis, no próximo dia 8 de Setembro.
Corpo do artigo
A falta de documentação não permite, segundo o historiador Pedro Penteado, afirmar com certeza a data ou as origens deste culto, mas tudo aponta para que seja bastante antigo. As primeira peregrinações coletivas datam do século XV.
O decréscimo de peregrinos assentua-se substancialmente no século XX com a construção do Santuário de Nossa senhora de Fátima. Contudo, referem os historiadores "houve círios (romarias) que nunca deixaram de fazer as suas peregrinações anuais e ainda hoje se deslocam ao Santuário".
Os círios constituíram-se como uma das manifestações religiosas mais importantes do Santuário do Sítio, que continua a receber anualmente fiéis de todo o país. Muitos escolhem os dias de férias e fins-de-semana, mas há quem não dispense a gradiosa festa que ocorre durante uma semana. As cerimónias religiosas continuam a ser o ponto alto do dia 8 de Setembro.
A principal romaria, o Círio da Prata Grande, vem anualmente do concelho de Mafra e transporta, numa berlinda, uma imagem de Nossa senhora da Nazaré que não é uma réplica da verdadeira imagem, pois esta está sentada e a imagem do círio está de pé.
De acordo com a tradição, esta imagem teve origem em Nazaré, na Galileia, e representa a Virgem Maria sentada, de cor escura, tendo no seu colo o Menino Jesus, o qual amamenta. A estátua, entalhada em madeira e identificada como original dos primeiros séculos do Cristianismo, percorreu a cristandade desde Nazaré (Israel) até surgir em Nazaré (Portugal) quando, no século XII, se tornou símbolo de fé do cavaleiro D. Fuas Roupinho. Este mandou erigir a Capela da Memória em agradecimento à Virgem, após milagrosamente se ter salvo de um acidente fatal quando, montado a cavalo, perseguia um cervo, segundo conta a lenda.
Em 1377 o rei D. Fernando fundou o Santuário