O actor Andy Whitfield, protagonista da aclamada série de televisão "Spartacus: Sangue e Arena", morreu, este domingo, em Sydney, na Austrália. O galês tinha 39 anos e lutava há vários meses contra o cancro.
Corpo do artigo
Whitfield desempenhou o papel do indomável herói Spartacus na série de TV, do canal "Starz", lançada no ano passado, que passa nos canais de cabo em Portugal.
O actor, reconhecido pelas participações nos filmes "The Clinic", em 2010, e "Gabriel", em 2007, teve que abandonar o papel na série devido à doença de linfoma não-Hodgkin, que consiste num tumor nos gânglios linfáticos.
"Numa linda e ensolarada manhã em Sidney, cercado pela família e nos braços da sua amada esposa, o nosso belo e jovem guerreiro Andy Whitfield perdeu a sua batalha, de 18 meses, contra o cancro de linfoma", afirmou a mulher, Vashti Whitfield, em comunicado.
O presidente e director-executivo do canal norte-americano "Starz", Chris Albrecht, disse que estava "profundamente entristecido" pela perda de Whitfield.
"Tivemos a sorte de trabalhar com o Andy em "Spartacus" e ficamos a saber que o homem que desempenhava um campeão no ecrã, era também um campeão na própria vida", afirmou Albrecht em comunicado.
"Era uma inspiração para todos nós, como enfrentou essa batalha pessoal com força, coragem e graciosidade", acrescentou.
O actor nasceu no País de Gales e mudou-se posteriormente para a Austrália. Devido à doença, foi substituído na série "Spartacus" pelo actor australiano Liam McIntyre.