"One World: Together at home" junta músicos e outras estrelas para um dia de solidariedade com a Organização Mundial de Saúde.
Corpo do artigo
As maiores estrelas da música vão estar hoje unidas para ajudar e agradecer aos profissionais de saúde de todo o Mundo que estão na linha da frente da luta contra a Covid-19.
"One World: Together at home" é o nome do festival que nos vai levar a casa de artistas como Elton John, Paul McCartney, Billie Eilish, The Rolling Stones ou Stevie Wonder, numa iniciativa promovida pela Global Citizen e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a curadoria nas mãos de Lady Gaga.
A lista de participações é longa e conta com mais de 20 pesos-pesados da música mundial, além de estrelas de outros campeonatos, como o ex-futebolista David Beckham e a mulher Victoria Beckham, os atores Samuel L. Jackson e Sarah Jessica Parker, ou a apresentadora Oprah Winfrey.
Entre os artistas que nos vão abrir a porta de casa estão ainda Andrea Bocelli, Alicia Keys, Alanis Morisette, Billie Joe Armstrong (Greenday), Finneas, Lizzo, Maluma, J Balvin, Celine Dion, Chris Martin (Coldplay), Eddie Vedder (Pearl Jam), Jennifer Lopez, John Legend, Michael Bublé, Shawn Mendes, Sheryl Crow e Taylor Swift.
Festival com duas partes
Em Portugal, os concertos em direto vão ser transmitidos pela TVI. A estação de Queluz de Baixo está a preparar uma emissão especial que começa à meia-noite, com Rui Maria Pêgo e Rita Rugeroni. Uma hora depois, começam os concertos, com comentários de Nuno Markl e Diogo Beja. Em diferido, o festival é transmitido amanhã na MTV Portugal, às 22.30, e na Rádio Comercial, às 16 horas.
Mas o festival começa bem antes. A primeira parte arranca online, em plataformas como o YouTube, Facebook, Instagram, Twitch ou Twitter, a partir das 17 horas.
A emissão na TV será guiado por Jimmy Fallon e Stephen Colbert, especialmente hábeis na condução de programas televisivos com momentos com humor, que vão estar acompanhados pelas personagens mais icónicas da "Rua Sésamo".
Esta é uma das maiores reuniões de sempre de estrelas da música mundial e é potenciada pelos contribuidores "Covid-19 Solidarity Reponse Fund", um fundo solidário da OMS destinado a fornecer comida, abrigo e serviços de saúde aos mais necessitados.
Hugh Evans, diretor-executivo da Global Citizen, publicou uma nota no site da OMS onde explica que o "Together at home" visa "celebrar, ao vivo, todos aqueles que arriscam a sua própria saúde para proteger a de todos os outros". Na mesma nota, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca que a união de tantas forças é uma ajuda para "suprimir a transmissão do vírus, minimizar os impactos socioeconómicos na comunidade global e promover as metas globais para o futuro".