Os estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) responderam afirmativamente ao desafio lançado pelo JN para ilustrar a capa da edição do dia de Natal. A adesão dos alunos foi grande e, aos muitos trabalhos recebidos, não faltou criatividade e imaginação. A grande maioria dos projetos saiu do Mestrado em Ilustração e Animação (MIA), da Escola Superior de Design, o único a nível nacional que reúne estas duas áreas emergentes.
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São disso exemplo Dora Martins e Marcos Teixeira, que se mostraram entusiasmados com a possibilidade de mostrar o seu talento ao mercado de trabalho. "A oportunidade de participar neste concurso é incrível", salienta a estudante de 33 anos. "Dá-nos uma exposição que, habitualmente, dificilmente teríamos", completa o aluno de 25.
Para a docente da cadeira de Ilustração, Marta Madureira, o desafio lançado pelo Jornal de Notícias "é excelente". "É um exercício prático do que pode ocorrer no futuro. Para um aluno que possa ver o seu trabalho na capa de um jornal, é uma excelente motivação para continuar", avalia a professora, acrescentando: "É currículo e experiência".
Abrir o ensino ao mercado de trabalho
Está na génese do IPCA promover a interação entre os alunos e a comunidade. O concurso do JN encaixa na perfeição no modelo de ensino promovido pela instituição. "O envolvimento com entidades externas é crucial e está naquilo que nos define. Como escola, definimo-nos como um ensino que se volta para o mercado. Motivamos os estudantes para aquilo que poderá ser o futuro. Tendo estas oportunidades, tentamos sempre responder afirmativamente", explica ao JN Jorge Brandão Pereira, diretor da Escola Superior de Design.
E foi esta interação que seduziu Dora Martins a fazer mestrado no IPCA. "As oportunidades que nos dão cá e esta ligação que existe entre o ensino superior e o mercado de trabalho é muito boa", assevera.
Por isso, a professora não tem dúvidas de que "não será fácil escolher o vencedor". "A adesão dos alunos foi positiva e temos propostas muito interessantes", conclui Marta Madureira.
Jorge Brandão Pereira, diretor da Escola Superior de Design: "Estamos curiosos para perceber como será a resposta a este desafio. A adesão foi positiva, conseguimos uma participação bastante elevada. Aguardamos com expectativa, até porque, para além do vencedor, pode haver ali trabalhos que se possam usar em outras notícias".
Marta Madureira, docente na Escola Superior de Design: "Os alunos fazem sempre projetos que, de alguma forma, sejam um contributo para a sociedade e que tenham uma aplicação prática. Não é um trabalho só académico, é um projeto real. Os alunos passam pelas fases todas que um ilustrador no mercado de trabalho iria falar".
Dora Martins, aluna do Mestrado em Ilustração e Animação: "O que me cativa mais no processo criativo é o pensamento de como comunicar a imagem. Todo o processo que nos leva a chegar a uma ideia, torná-la visível, de que forma é que vamos fazer e o que queremos comunicar. Depois vem a parte mais prática de testar para ver o que resulta".
Marcos Teixeira, aluno do Mestrado em Ilustração e Animação: "A fase inicial de interação e experimentação de produção de imagens é o que mais me cativa. A partir do momento em que temos uma narrativa e uma história que se queira contar com uma imagem, o processo é natural. Eu prefiro trabalhar a ilustração analogicamente, tenho uma filosofia mais tradicional".