Magia na Exponor: sob a presença da atriz que interpreta Luna Lovegood, não faltaram varinhas mágicas e trajes da escola de magia de Hogwarts. O festival de cultura pop espera nova multidão este fim de semana.
Corpo do artigo
O segundo dia da Comic Con foi o mais visitado da 10.ª edição. O festival dedicado à cultura pop, a decorrer na Exponor, em Matosinhos, só fecha portas domingo à noite e este fim de semana deverá registar novas enchentes.
O maior volume de público já sentido nesta sexta-feira à tarde deveu-se a uma só atração: a atriz irlandesa de 32 anos Evanna Lynch, a grande cabeça de cartaz do festival, famosa por interpretar Luna Lovegood nos oito filmes da série Harry Potter.
"Só estar na mesma sala que ela já foi suficiente", confessou ao JN, sorridente, Tiago Carvas, que veio à Comic Con pela primeira vez.
Autógrafos a 60 euros
Desde personagens específicas como Luna, Draco, Hermione ou Potter, até simples alunos de Hogwarts, os fãs de Harry Potter, personagem craiada pela escritora JK Rowling e que deu origem a sete livrso e oito filmes, não esconderam o entusiasmo por vestirem o traje e aderirem ao "cosplay" (abreviação das palavras inglesas "costume play", que significa "fantasiar-se") que pintou de corres garridas a Exponor.
A atriz que encarnou Luna Lovegood cancelou os encontros marcados com a comunicação social, contudo circulou pelo recinto e não perdeu o contacto com os fãs.
Só que o contacto tinha um preço: para um autógrafo cobrava 60 euros. Se os fãs quisessem uma fotografia, tinham que desembolsar mais 80 euros. Já para falar com a atriz numa sessão privada, o valor era de mais 150 euros.
Harry Potter é eterno
Agora de cabelo castanho, em vez do loiro dos filmes do pequeno feiticeiro, Evanna quase conseguiu passar despercebida no espaçoso recinto, mas muitos fãs deram por ela e não deixaram de tirar uma fotografia com a atriz.
Carolina Azevedo, em rigoroso "cosplay" de Luna, confessa: "Bom, já estávamos à espera que fosse pago, mas tínhamos esperança de que não fosse tão caro...".
A amiga, Natércia Rodrigues, concordou: "Pois, não podemos esquecer que estamos em Portugal e os salários não são altos. Mas é mesmo uma oportunidade imperdível", admitiu.
O primeiro filme de Harry Potter estreou em 2001, mas, ainda assim, ninguém consegue esquecer a história que faz todas as crianças sonhar com Hogwarts.
"Acho que Harry Potter vai ser sempre intemporal. Cresci a ler e a ver os filmes e, agora que sou professora, é incrível ver os meus alunos a descobrir este universo e a serem já grandes fãs", disse Catarina Anjo, em "cosplay" de Draco Malfoy.
Um feliz regresso a casa
A satisfação por este segundo dia na Comic Con era geral. A decisão de voltar à Exponor trouxe felicidade aos visitantes - o festival começou em Matosinhos, passou depois quatro anos em Lisboa, e este ano regressou à base - incluindo à nova organização, que melhorou e alargou o recinto.
"Sinto que estou em casa, literalmente. Aqui ninguém julga ninguém, é excelente. Sempre quis vir a uma Comic Con e não estou desapontado", concluiu o fã Tiago Carvas, que continuava a sorrir, feliz por ter visto Evanna Lynch ali ao vivo.