Safári fotográfico juntou cerca de duas dezenas de participantes com vontade de conhecerem de perto o edifício projetado por Rem Koolhas.
Corpo do artigo
Nos 20 anos da Casa da Música, 20 pessoas tiveram a oportunidade de a explorar de câmara na mão, num safári fotográfico. Guiado por Teresa Lamas Serra, fotógrafa que encontrou no Porto o maior alvo da sua objetiva e onde guia pessoas em passeios fotográficos. Convidada em 2023 para o primeiro Safári, retomou a atividade no âmbito da comemoração dos 20 anos da inauguração do edifício projetado pelo arquiteto Rem Koolhaas.
Entre linhas e texturas que, de tão característicos se tornaram identidade, há aqui um solo fértil para a fotografia. A manhã cinzenta e pouco favorável à luz natural não foi impedimento para os participantes do Safári captarem cada momento ou espaço. Até porque, como frisou Teresa, cada luz conta uma história diferente.
A digressão pelas “Cores e Formas da Casa” passou por compartimentos menos conhecidos. É o caso de uma sala (quase) escondida que alberga um elemento da cultura indonésia: o Gamelão. Composto por lâminas de bronze e madeira, gongos e cordofones, é um instrumento que, dividido em vários elementos, exige algumas dezenas de pessoas para o tocar. Na Casa desde 2008, é um elemento que, em fusão com a arquitetura brutalista, cria uma ponte entre a contemporaneidade e o temporalmente longínquo. Foi um dos pontos mais apreciados e fotograficamente produtivos.
“Cá dentro tem muita vida”
Manuel Baptista, fotógrafo, foi estreante na Casa da Música. Conta que ficou surpreendido pelo interior. Apesar de ser uma estrutura fechada que se impõe em plena Boavista, reconhece muita vida no edifício. Nuno Pereira, professor e proprietário de uma loja de fotografia, de volta à Casa, exprime que é sempre especial lá voltar, e acrescenta que o edifício é “muito apelativo para fotografar”.
Teresa Lamas deparou-se com “um grupo mais desobediente”, em comparação a 2023, que se foi perdendo em tantos detalhes e no entusiasmo pela Casa e pela fotografia.
O Safári Fotográfico volta a acontecer no próximo dia 26, a espaços mais recônditos da Casa da Música. A última sessão é no dia 30 durante o Clubbing Aniversário.