A rede social Facebook está a ser menos utilizada para o consumo de notícias. É o WhatsApp a plataforma que ganha mais terreno, principalmente junto das camadas mais jovens. Os números são apresentados no sétimo "Digital News Report", do Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Corpo do artigo
Apesar de o Facebook continuar a ser muito utilizado para as notícias, o número de leitores nesta plataforma está a diminuir. O consumo de notícias via Facebook caiu nove pontos percentuais nos Estados Unidos, em comparação com 2017, e caiu 20 pontos junto dos grupos mais jovens. Por seu lado, o uso do WhatsApp para notícias triplicou, em média, nos últimos quatro anos para 15%.
"Vemos muitas pessoas a mudar o seu foco para espaços privados, mais pessoais, como aplicações de messaging, para aí compartilhar e discutir notícias. Isto dá às pessoas um maior controlo sobre onde e como elas se envolvem, mas também torna o debate público e a distribuição de notícias ainda mais fragmentados e opacos", explica Nic Newman, autor do estudo baseado num inquérito online da YouGov com 74 mil respondentes, em 37 países incluindo Portugal.
Falta de confiança nas notícias e mudança de algoritmo justificam quebra do Facebook
A mudança do algoritmo da maior rede social do mundo ajuda a compreender a redução do número de leitores de notícias no Facebook. A plataforma de Mark Zuckerberg passou a privilegiar o contacto entre pessoas, deixando para segundo plano as publicações em páginas.
A confiança nas notícias partilhadas nas redes sociais também caiu. O relatório constata que apenas 23% confiam nas notícias às quais acedem nas redes sociais, em comparação com 34% das que acedem através de pesquisas, sendo que 44% confiam nas notícias em geral e 51% confiam nas notícias provenientes das fontes que usam.
Neste ambiente de maior desconfiança, o número de pessoas que pagam por notícias na Internet está a aumentar em vários países.
Os dados relativos a Portugal serão apresentados no lançamento do Digital News Report 2018 - Portugal, que terá lugar dia 26 de setembro, no Palácio Foz, em Lisboa.