Dezembro é, por definição, tempo de mesa farta da cultura criada para um público familiar. Basta verificar as tabelas de vendas de espetáculos das principais bilheteiras online para confirmar a tendência. Além das tradicionais aldeias de Natal, como é o caso do Perlim e de Óbidos Vila Natal, os espetáculos no gelo, o teatro musical e infantil, o circo e o balé clássico temático são os mais procurados.
Corpo do artigo
A estes juntam-se as programações especiais dos teatros, como é o caso do Campo Alegre, no Porto, que recebe a partir de quinta-feira e até domingo o Foco Famílias, com espetáculos e oficinas de música criados pelas artistas Cláudia Gaiolas e Joana Gama, pelo francês Johnny Bert, e pela bailarina espanhola Ángela Diaz Quintela.
Se o Foco Famílias optou por ser presencial nesta quinta edição, há quem continue a apostar no online e em sistemas mistos para quem não pode estar presente. Para acesso aos espetáculos com lugares sentados é necessário certificado de vacinação e máscara.
A produtora AM Live optou por manter o portal MagiaNoGelo.com, onde o público pode assistir a "Alice no País da Maravilhas", escrito por Mafalda Santos, com Nuno Markl e Francisco Martiniano Palma, que pode ser visto até 25 de janeiro.
Porto e lisboa
Circo
O tradicional Circo do Coliseu Porto abre no dia 10 com música original de Rui Lima e Sérgio Martins tocada ao vivo por um ensemble dirigido por Suse Ribeiro, num registo funk-eletrónico-pop-rock-sci-fi que pretende transportar o público para ambientes futuristas e intergaláticos.
Com o mote "O circo de sempre", o Circo Victor Hugo Cardinali está instalado no Parque das Nações até 9 de janeiro e já tem sessões esgotadas. Os trapezistas voadores e os cavalos de Victor Hugo Cardinali Junior são as grandes atrações.
matosinhos
Gelo
O filão do gelo arrebatou os portugueses com uma fórmula que junta uma história tradicional, cantores conhecidos e patinadores. Este ano há "A nova Cinderela no gelo", onde o protagonismo é dividido entre Irma e Carolina Deslandes. No Mar Shopping, até 5 de janeiro.
Também esteve agendado o "Quebra-Nozes no Gelo", mas dada a volatilidade causada pela situação pandémica a Produtora UAU cancelou as récitas.
país
Teatro infantil
A reboque do Canal Panda, as aventuras dos Caricas seguem com um musical numa ilha a convite do herói peludo. O espetáculo estará dia 11 na Portimão Arena; a 18 e 19 no Campo Pequeno, em Lisboa; e a 26 e 27 na Super Bock Arena, no Porto. "Madagáscar - Uma aventura musical" subirá ao palco da Sala Tejo da Altice Arena, na capital, a 18. Filipe La Féria apostou num conto de Hans Christian Andersen, "A pequena sereia", para a época festiva no Teatro Politeama, em Lisboa: estará em cena até 30 de janeiro. A dupla Som do Algodão apresenta "Zplim! Dia e noite rumo ao Polo Norte", dia 18, na Casa do Pai Natal, em Aveiro.
Lisboa
Balé
"Alice no País das Maravilhas" com a coreografia de Howard Quintero, pela Companhia Nacional de Bailado, toma de assalto o Teatro Camões até dia 23. A música de Tchaikovsky com arranjos de Carl Davis será interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.