Pêpê Rapazote e Benedita Pereira filmaram na Ribeira cenas da nova série da HBO sobre um serial killer espanhol.
Corpo do artigo
“Terminar no Porto em chave de ouro”: é assim que a atriz Benedita Pereira viu o último dia de gravações da série espanhola “Favàritx” (HBO), onde o tempo foi o fator surpresa. A ameaça de chuva e trovoada forçou a equipa de produção a acelerar o processo das rodagens, que terminaram esta sexta-feira na Ribeira do Porto.
Após passar pelas cidades espanholas de Menorca e Valência, a equipa de rodagem este a trabalhar durante toda a semana em Portugal. A primeira paragem foi em Terras de Bouro, no Gerês. A meio da semana, a equipa seguiu para o Porto e rodou nas zonas da Foz, Avenida dos Aliados e Cais da Ribeira. As últimas horas de filmagens foram dedicadas à cena de abertura, que cabe a Pêpê Rapazote e a Benedita Pereira.
“Favàritx”, que estreia no final do ano, gira em torno da história de um “serial killer” que mascara os seus homicídios para que se pareçam com suicídios, oferecendo uma narrativa cheia de suspense e mistério, e que aborda ainda o tráfico de droga pela ilha de Menorca – onde se situa o emblemático monumento que dá nome à série, o Farol de Favàritx.
Desafios das rodagens
Segundo a produção, que é dividida entre Portugal e Espanha, um dos desafios de gravar no Porto é o acesso ao material, uma vez que “há poucos meios no Norte para o tipo de filmagens com esta dimensão”. A equipa considera ainda que esta é “uma boa oportunidade para divulgar a beleza da cidade”.
A diferença cultural foi um fator desafiante, numa produção que interliga Portugal e a vizinha Espanha, nem sempre é fácil. “Por haver produtoras de muitos locais, por vezes perde-se informação”, confessa Pêpê Rapazote. Já nostálgica, Benedita Pereira diz, por sua vez, que “o ambiente entre portugueses e espanhóis é muito bom” e até “já sinto saudades por estar a terminar”.
A azafama das gravações na Ribeira, que começou às 7 horas da manhã e se prolongou pela tarde, não passou despercebida aos mais curiosos, que se aglomeravam para assistir aos atores portugueses em ação.