Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Pilar del Río, António Zambujo, Gisela João e Frankie Chavez entre os destaques do evento, que arranca a 23 de agosto.
Corpo do artigo
A Feira do Livro do Porto vai voltar aos Jardins do Palácio de Cristal entre os 23 de agosto a 8 de setembro. Com uma programação rica e variada que celebra a literatura e a cultura da cidade, a 11.ª edição do certame presta homenagem ao “poeta da luz”, Eugénio de Andrade, conferindo especial destaque à sua profunda ligação com a cidade do Porto, onde faleceu em 2005.
“A Feira do Livro do Porto é uma oportunidade ímpar para conhecer ou aprofundar conhecimento da obra de Eugénio de Andrade”, afirmou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, na apresentação do programa.
João Gesta, programador literário e coordenador desta edição, considerou que o evento, comissariado pela poetisa Andreia C. Faria, conta com “uma programação lucipotente”, destacando a participação de Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Dulce Maria Cardoso, Capicua, Pilar del Río, António Zambujo, Gisela João, Tiago Nacarato ou Frankie Chavez.
A edição deste ano pretende não apenas homenagear Eugénio de Andrade, mas também assinalar os 50 anos do 25 de Abril. “A feira não deixará de ser permeável ao acontecimento histórico que nos legou a democracia”, destacou Rui Moreira.
Centenas de atividades
Sob o mote “para que nunca se extinga o lume da palavra”, a Feira do Livro Porto 2024 promete transformar-se num espaço de luz e cumplicidade. Os visitantes poderão explorar 130 pavilhões, que incluem 115 editoras, livreiros e alfarrabistas, tanto nos Jardins do Palácio de Cristal quanto na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Ao longo de 17 dias, a Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, vai ser palco de 16 conversas literárias, 21 concertos, sete lançamentos de livros, quatro sessões de cinema e mais de 50 atividades direcionadas a bebés, crianças e famílias. O humor e a poesia estão fortemente representados.
À semelhança do ano anterior, a edição deste ano da Feira do Livro envolve gastos na ordem dos 650 mil euros, “um investimento que vale a pena”, defendeu o autarca.
Em 2023, a Feira do Livro do Porto celebrou o escritor e jornalista Manuel António Pina e recebeu cerca de 190 mil visitantes, número que representou um acréscimo de 20% em relação à edição anterior.