
"Father mother sister brother"(2025), obra de Jim Jarmusch, Leão de Ouro em Veneza, conta com Tom Waits, Adam Driver e Cate Blanchet.
Foto: Direitos reservados
Festival de cinema do real gasta os últimos fulminantes sexta-feira e sábado em várias salas da Invicta.
Corpo do artigo
Na reta final do Porto Post Doc, festival de cinema que trouxe 135 filmes a várias salas da cidade, há ainda propostas irrecusáveis para este fim de semana.
Documentários sobre fenómenos musicais na competição Transmission, um filme de Werner Herzog inspirado nas errâncias de Bruce Chatwin, a estreia em Portugal da última obra de Jim Jarmusch ou as festas com DJ que se prolongam para lá das últimas sessões.
Três cidades poderão ser visitadas através da música já nesta sexta-feira. "A century in sound" (2024), dos neozelandeses Nichola Dwyer e Tu Neill, leva-nos aos "ongako kissa" de Tóquio, cafés com raízes nos anos 1920 dedicados à escuta de jazz e música clássica. São locais militantes, onde o som, em alta-fidelidade, não serve de fundo às conversas, é o centro da experiência. A sessão é na Aula Magna FBAUP, às 18.30 horas.
Seguindo para Istambul, contactamos com "Movement" (2025), do dinamarquês Benjamin Muasya, que é projetado na sexta (23.30 horas) e repete no sábado (17 horas) na sala Passos Manuel. Traça um mapa da cena underground da antiga cidade imperial, percorrendo clubes onde se resiste à gentrificação e ao preconceito contra a comunidade queer.
Finalmente, em Roterdão, presta-se tributo à música de dança em "Rotterdam rave culture: 30 years of heritage" (2025), dos neerlandeses Dennis Van Rijswijk e Holly Dicker (sessões sexta e sábado, no Passos Manuel).
Nota ainda para "Nova "78" (2025), de Rodrigo Areias e Aaron Brookner, que recupera material inédito sobre a Nova Convention, evento realizado em Nova Iorque, 1978, que juntou Frank Zappa, Laurie Anderson, Philip Glass ou Patti Smith (passa esta sexta-feira, às 21.30 horas, no Batalha Centro de Cinema).
Na última jornada do festival, no sábado, às 19 horas, no Passos Manuel, destaque-se "Nomad: in the footsteps of Bruce Chatwin" (2019), do consagrado Werner Herzog, que descobre tribos e tradições sagradas em périplos pela América do Sul e Austrália, tendo como guia espiritual o famoso autor de literatura de viagem Bruce Chatwin.
Finalmente, na sessão de encerramento, na Sala 1 do Batalha Centro de Cinema, às 21.15 horas, exibe-se "Father mother sister brother"(2025), obra de Jim Jarmusch que arrecadou o Leão de Ouro no último Festival de Veneza e que conta no elenco com Tom Waits, Adam Driver ou Cate Blanchet.
