O Festival da Canção do próximo ano abre as suas portas a velhos, mas também a novos talentos. A RTP1 e a Antena 1 está à procura de artistas capazes de voltar a levar o nome de Portugal além-fronteiras.
Corpo do artigo
Com o certame nacional a decorrer nos dias 18 e 25 de fevereiro (semifinais nos estúdios da RTP, em Lisboa) e a 4 de março (final no Pavilhão Multiusos de Guimarães) do próximo ano, começam agora os preparativos para encontrar 20 canções capazes de concorrer para vencer o Festival da Canção e levar Portugal à Eurovisão, que este ano se realiza no nosso país.
À semelhança do que aconteceu em 2016, a estação pública irá escolher 17 compositores para apresentarem as suas canções "originais e inéditas" - compositores esses que depois selecionarão os intérpretes que desejarem. Além destes, o vencedor do evento deste ano também convidará "um compositor nos mesmos termos dos convites lançados pela RTP". Os dois lugares vagos vão a concurso.
"Um deles será selecionado através do programa de rádio 'Master Class' da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, até ao dia 15 de setembro. O júri criado para este programa escolherá o compositor, que deverá também apresentar a concurso uma canção original e inédita, esclarece o operador público em comunicado.
A outra vaga "resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções originais e inéditas com uma duração máxima de três minutos". "E aqui poderão concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, tenham ou não trabalhos publicados, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que residam em Portugal", adianta ainda a RTP.
O vencedor representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção, a realizar em Lisboa a 12 de maio de 2018.