A 9.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança que se realizou entre os dias 23 de abril e 4 de maio teve uma taxa de ocupação de 92% revelou esta sexta feira a organização.
Corpo do artigo
"A 9.ª edição do DDD representou mais um passo em frente no crescimento e reconhecimento do festival como uma plataforma essencial para as artes performativas em Portugal. As apresentações realizadas no Porto, Matosinhos e Gaia provaram o extraordinário potencial de diversas visões artísticas, abordando temas como acessibilidade, identidade cultural e a força do coletivo", disse Drew Klein, diretor artístico.
Ao longo dos 12 dias do certame foram apresentados 27 espetáculos, 19 destes em estreia absoluta ou nacional , num total de 48 récitas, em 18 palcos distribuídos pelo Porto, Matosinhos e Gaia. A convite do DDD estiveram no Porto, Gaia e Matosinhos 290 artistas com as respetivas comitivas.
O DDD contou ainda com a presença de mais de 60 programadores artísticos oriundos de Espanha, Alemanha, Grécia, Bélgica, Roménia, França, Suíça, Lituânia, Países Baixos, Irlanda, Inglaterra, Portugal, Cabo Verde, Canadá e Senegal reafirmando a missão do festival de artes performativas enquanto montra para os artistas nacionais darem a conhecer o seu trabalho.
“Tendo em conta as dinâmicas de público, o aumento de taxa de ocupação face à edição passada, e o aumento da presença de programadores nacionais e internacionais, evidencia-se o crescente interesse pelo festival e a sua dinâmica fervilhante”, disse Drew Klein.
O DDD – Festival Dias da Dança, coorganizado pelos Municípios do Porto, de Matosinhos e de Gaia, regressa em abril de 2026 para a sua 10.ª edição, com um novo executivo autárquico.