Festival IKFEM: concertos de Salvador Sobral, Jorge Palma e Mário Laginha na fronteira
Um concerto inédito de Salvador Sobral com Marco Mezquida, na Fortaleza de Valença, dá na quarta-feira o tiro de partida a uma nova edição do festival transfronteiriço IKFEM, na fronteira de Valença e Tui. “Cosa de dois” é o nome do espetáculo que vai decorrer nas Cortinas de São Francisco, junto às muralhas.
Corpo do artigo
Até domingo, dia 21 de julho, o evento acolherá ainda concertos da soprano María Hinojosa e o Trío Preseli (18 de julho), de Jorge Palma com uma orquestra sinfónica formada por músicos dos dois lados da fronteira (19 de julho), de Chano Domíguez com Mário Laginha (20 de julho), e também do Coro da Orquestra Sinfónica de Galicia (21 de julho).
Além das Cortinas de São Francisco na Fortaleza de Valença, também a Igreja de São Domingo e a Alameda de Santo Domingo, em Tui, vão ser palco de eventos musicais.
A programação do IKFEM incluirá, no sábado, durante o dia (entre as 11.30 e as 21.30 horas), uma "Mostra Criativa e Enogastronómica", na Ponte Internacional Valença-Tui.
Ao longo do tabuleiro da travessia, com cerca de 400 metros, vão estar instalados 30 stands de gastronomia e artesanato de Portugal e Espanha. Haverá ainda showcookings com os chefes Óscar Geadas e Begoña Vázquez, e animação musical a cargo de seis artistas de ambas as margens.