"A música é a minha profissão”, diz ao JN Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil que tirou férias para poder atuar ao vivo em Sines. Concerto de Expresso Transatlântico entre os melhores do festival. Até sábado, ainda há mais de 20 concertos para ver.
Corpo do artigo
A singularidade do Festival Músicas de Mundo (FMM) subiu este ano mais um patamar, com a atuação, esta quarta-feira à noite, no palco do Castelo de Sines, de uma ministra em férias. Trata-se da titular da pasta da Cultura no Brasil, Margareth Menezes, precursora do samba-reggae na década de 1980, promotora do movimento afropop brasileiro, autora de 11 álbuns de originais desde a estreia, em 1988, com o disco homónimo.
Membro do Governo de Lula da Silva desde janeiro de 2023, Margareth Menezes tirou 13 dias de férias para poder regressar à música ao vivo, incluindo a passagem por Sines numa breve digressão europeia.
A arte é uma necessidade
“Já houve outros ministros-artistas no Brasil, como o Gilberto Gil, e não tem como a gente se desligar do nosso eixo. A música é a minha profissão”, disse em entrevista ao JN.
No centro do espetáculo esteve o último registo de Margareth, “Autêntica”, editado em 2019, disco-panorama que inclui releituras de temas de Caetano Veloso ou João Donato e que, devido à pandemia, viu adiada a sua apresentação ao vivo.
“Este disco nunca chegou a ser bem explorado. Veio depois o trabalho no ministério da Cultura, onde encontramos uma verdadeira desconstrução das políticas culturais brasileiras. E neste último ano e sete meses todo o foco foi para a retomada do setor e para as entregas [medidas políticas]. Estive mergulhada nesse processo, e agora senti necessidade de dar atenção à minha carreira”.
Pessoa certa na pasta certa
Um artista com a pasta da cultura faz tanto sentido como um médico com a pasta da saúde, diz a cantora: “Não só tem a vivência, sabendo das necessidades do setor, como pode melhorar a relação com os intervenientes”.
A cantora Margareth Menezes atuou na noite em que o FMM se deslocou para Sines, após três dias de espetáculos em Porto Covo.
Pisou o palco pouco depois de Salvador Sobral e antes de Saigon Soul Revival, que mistura sons tradicionais do Vietname com psicadelismo, soul e bolero, ou Mezerg, multi-instrumentista francês que vai do jazz à eletrónica e ao experimentalismo.
O espantoso Gaspar
No último dia do festival em Porto Covo, que contou com Três Tristes Tigres e Melingo, cantor argentino com ar de “juggler” que promove o encontro do tango com o rockabilly, o destaque terá de ir para os Expresso Transatlântico, banda que rapidamente fez esquecer que era substituta de última hora dos suecos Dungen.
É espantoso o que Gaspar Varela, condutor do som deste Expresso Transatlântico, faz com a guitarra portuguesa, manipulando-a como se fosse o instrumento de uma furiosa banda punk.
Espantoso o que o irmão, Sebastião Varela, e os restantes músicos produzem à volta, retirando a guitarra tradicional do seu contexto, levando-a para terrenos psicadélicos, e, nesse gesto, reiventando-a, musculando-a, insuflando-lhe novas paisagens e possibilidades. A seguir com lupa.
Horários e artistas para quinta, sexta e sábado
O Festival Músicas do Mundo ainda decorre até sábado, em Sines. Veja aqui o programa completo dos espetáculos que aí vêm.
25 de julho 2024 (quinta)
16h30: CAAMAÑO & AMEIXEIRAS (Galiza - Espanha) @ Pátio das Artes
18h00: MOMO. (Brasil / Reino Unido) @ Castelo
21h00: ILE (Porto Rico) @ Castelo
22h15: ORCHESTRE TOUT PUISSANT MARCEL DUCHAMP (Suíça) @ Castelo
23h30: DAM (Palestina) @ Castelo
00h45: GYEDU-BLAY AMBOLLEY & HIS SEKONDI BAND (Gana) @ Castelo
02h15: PRÉTU - XEI DI KOR (Portugal / Cabo Verde) @ Palco Galp - Av. Vasco da Gama
03h30: FERRO GAITA (Cabo Verde) @ Palco Galp - Av. Vasco da Gama
26 de julho 2024 (sexta)
16h30: RED (França) @ Pátio das Artes
18h00: CARA DE ESPELHO (Portugal) @ Castelo
21h00: MADEMOISELLE (França / Argélia) @ Castelo
22h15: FATTÚ DJAKITÉ (Guiné-Bissau / Cabo Verde) @ Castelo
23h30: MESTIZO (Reino Unido / Colômbia) @ Castelo
00h45: GROUNDATION (EUA / Jamaica) @ Castelo
02h15: ANA FRANGO ELÉTRICO (Brasil) @ Palco Galp - Av. Vasco da Gama
03h30: KOMODRAG & THE MOUNODOR (França) @ Palco Galp - Av. Vasco da Gama
05h00: SOFIANE SAIDI (Argélia) @ Palco Galp - Av. Vasco da Gama
27 de julho 2024 (sábado)
16h30: HAYA ZAATRY (Palestina) @ Pátio das Artes
18h00: JP SIMÕES CANTA JOSÉ MÁRIO BRANCO (Portugal) @ Castelo
21h00: MAYRA ANDRADE (Cabo Verde) @ Castelo
22h15: ELIADES OCHOA (Cuba) @ Castelo
23h30: ADÉDÈJÌ (Nigéria) @ Castelo
00h45: SON ROMPE PERA (México) @ Castelo
02h15: AVALANCHE KAITO (Bélgica / Burkina Faso) @ Palco Galp - Av. Vasco da Gama
03h30: MOTICOMA (Moçambique) @ Palco Galp - Av. Vasco da Gama
05h00: RIZAN SAID (Síria) @ Palco Galp - Av. Vasco da Gama