A 11.ª edição decorre entre 22 e 30 de novembro no Batalha Centro de Cinema. Realizadora georgiana está em destaque no cartaz.
Corpo do artigo
O festival de cinema documental Porto Post Doc vai regressar para a 11.ª edição, entre 22 e 30 de novembro, com um foco especial sobre a obra da realizadora georgiana Salomé Jashi, anunciou a organização. As sessões decorrem no Batalha Centro de Cinema, no Cinema Passos Manuel e no Planetário do Porto.
O festival dirigido por Dario Oliveira sublinha que Salomé Jashi nasceu em 1981 na capital da Geórgia, Tbilissi, tendo começado a carreira como jornalista e, mais tarde, enveredado pelo cinema documental.
"Atenta aos efeitos das alterações sociais, sorvendo um pouco a surrealidade do mundo em que vivemos, foi mapeando com o seu cinema a situação política da Geórgia. No âmbito da sua 11.ª edição, o Porto Post Doc dedica um foco à sua obra, integrando cinco curtas e três longas-metragens", indicou a organização.
O Porto Post Doc lembra ainda que Salomé Jashi ganhou projeção com filmes como "The dazzling light of sunset", premiado no festival Visions do Réel, "Bakhmaro" e "Taming the garden", segunda longa-metragem, que se estreou em Sundance e em Berlim.
"'Taming the garden' é um filme especialmente emblemático. Percorre a viagem épica de árvores centenárias em ferry boats pelo mar negro. É uma ode ao conflito entre o ser humano e a natureza, através da história de como Bidzina Ivanishvili - um homem poderoso, com a mania das grandezas e ex-primeiro ministro - tenta dominar a natureza, transplantando estas árvores imensas para o seu jardim privado", diz a organização do festival.