Brandon Cronenberg traz o novo filme "Infinity pool" e vai dar uma masterclass. Os 50 anos de "O exorcista" e o novo drama de Gabriel Abrantes "A semente do mal" marcam o festival que se realiza em setembro em Lisboa.
Corpo do artigo
"A semente do mal", novíssimo filme de terror de Gabriel Abrantes, protagonizado Carloto Cotta, Alba Baptista e Brigette Lundy-Paine, é um dos grandes destaques, em antestreia europeia, da 17.ª edição do Motel X, festival de cinema de terror que decorrerá de 12 a 18 de setembro, no cinema São Jorge, em Lisboa.
"A semente do mal" conta com produção da Artificial Humors e é a primeira longa-metragem de ficção assinada apenas por Gabriel Abrantes, depois de ter correalizado "Diamantino" (2018) com o norte-americano Daniel Schmidt.
Mas a grande figura do Motel X 2023 é o realizador canadiano Brandon Cronenberg, para apresentar o filme "Infinity pool", estreado este ano em Sundance, que tem no elenco Alexander Skarsgård e Mia Gothe, e ainda dará uma 'masterclasse'.
"Com uma obra própria muito forte, o filho do cineasta David Cronenberg prova que merece destaque em nome próprio, integrando o naipe de novos valores do cinema de terror, do qual fazem parte Ari Aster, Robert Eggers ou Jordan Peele", sustentou a organização do festival.
Na secção "Quarto Perdido", o Motel X conta com uma parceria com o projeto FILMar, de digitalização do cinema português relacionado com o mar, propondo três filmes: "Tarde demais" (2000), de José Nascimento, "Serpiente de mar" (1985), de Amando de Ossorio, filmado na costa portuguesa, e "Os olhos da alma" (1923), de Roger Lion.
Este ano, o festival vai atribui um novo prémio, dedicado a argumentos de longas-metragens portuguesas ainda não produzidas, numa colaboração com o Guiões - Festival do Roteiro e da Língua Portuguesa, que se estenderá ainda a uma programação paralela, com sessões de 'pitching' e debates.
Sobre cinema clássico, o Motel X passa em revista os 50 anos de "O Exorcista", de William Friedkin, com exibição em cópia restaurada.
Com a plataforma Youtube, o festival fará uma secção de "microcurtas", ou seja, filmes que tenham até dois minutos de duração, produzidos em telemóvel, 'tablet' ou 'webcam'.