O Batalha Centro de Cinema, no Porto, tem as sessões esgotadas para a abertura da retrospetiva "A paixão segundo Almodóvar" que arranca esta sexta-feira.
Corpo do artigo
"Tudo sobre a minha mãe", filme de 1999, foi o escolhido para inaugurar o ciclo dedicado a mostrar 23 das longas-metragens de Pedro Almodóvar, no Porto, a partir desta sexta-feira e até dia 9 de julho. A primeira sessão, marcada para as 21.15 horas, esgotou esta semana, e assim que abriram uma segunda sessão, às 21.45 horas, ela demorou menos de um dia a esgotar. Um filme com 26 anos, a esgotar salas.
Como tinha referido ao JN, Guilherme Blanc, curador do ciclo e diretor artístico da instituição: "decidimos fazer algo simbólico, começando a retrospectiva não do início da sua filmografia mas precisamente com duas obras centrais simultaneamente na obra de Almodovar e na carreira de Marisa Paredes: com ‘Todo sobre mi madre’ e ‘Tacones Lejanos’, o primeiro filme em que colaboraram". Este último será apresentado no domingo, às 19.15 horas.
Para quem desejar ver o filme "Tudo sobre a minha mãe", ele volta a ser exibido no dia 2 de abril, às 15.15 horas.
Como antevia Guilherme Blanc, "A obra do realizador é muito amada em Portugal, tal como noutros países. Tendo em conta que apresentamos toda a obra, a nível de longas metragens, propomos que o público a navegue livremente, escolhendo as obras que quer descobrir ou revisitar". Mas o conselho é que salvaguarde a sua entrada o quanto antes.