O documentário de Alfred Hitchcock sobre o Holocausto vai finalmente ver a luz do dia em 2015, 70 anos depois de ter sido considerado demasiado forte para ser mostrado ao público.
Corpo do artigo
O realizador Alfred Hitchcock, o mestre do suspense e responsável por filmes como "Vertigo e "Psycho", fez, em 1945, um documentário sobre o Holocausto.
"Memória dos Campos" é o nome da obra de Hitchcock, que nunca chegou a ser oficialmente lançada. Tudo porque as autoridades britânicas acharam o filme demasiado forte para ser visionado e não autorizaram o seu lançamento oficial.
Agora, o Museu Imperial da Guerra, responsável pelo armazenamento das bobines, decidiu restaurar as mesmas e mostrá-las ao público em 2015, assinalando, assim, o 70.º aniversário da obra. O filme será transmitido pela BBC.
As imagens do documentário mostram a chegada das tropas aliadas aos campos de concentração de Bergen-Belsen, Auscwitz, Buchenwald, e Dachau, finda a Segunda Guerra Mundial. É possivel ver, nas gravações feitas pelos soldados britânicos e soviéticos, o desespero dos debilitados sobreviventes e os corpos dos que não resistiram.
Esta será a primeira vez que o documentário completo e restaurado será visualizado. Segundo o jornal Independent, uma versão incompleta da obra foi projetada no Festival de Cinema de Berlim em 1984 e, no ano seguinte, outra versão de baixa qualidade foi transmitida pela PBS, a cadeia pública de televisão norte-americana.
Esta versão incompleta do filme está disponível online.
[Youtube:pdUq993AsQc]
