Canais abertos e plataformas de streaming com cinema no sapatinho.
Corpo do artigo
A quadra natalícia sempre foi propícia a uma boa sessão de cinema em família, no conforto de casa, embrulhado num cobertor ou perto de uma lareira, com uns bolinhos à mão. Este ano, a situação em que todos vivemos obriga-nos a ter todos os cuidados. A esse conforto, junta-se a segurança de nossas casas. E apesar das muitas outras formas de entretenimento hoje ao nosso dispor, os canais de televisão de sinal aberto ou por cabo e ainda as plataformas de streaming pensaram em nós e oferecem-nos uma vasta programação de Natal.
Produção nacional
A TVI tem uma novidade para a noite de 25, uma produção nacional intitulada "A consoada". Com realização de Francisco Antunez e interpretação de Kelly Bailey, Mikaela Lupu, Teresa Tavares, Fernando Pires, Luís Gaspar, Rodrigo Tomás e Rui Mendes, entre outros, a história deste telefilme começa quando um avião, com destino a Lisboa, é desviado para o aeroporto de Beja por causa de um grande nevão na capital portuguesa. Assim, os passageiros não vão poder passar a véspera de Natal com as famílias, e terão de passar a noite juntos nesse local.
Opção mais clássica, mas sempre apetecível, não importa quantas vezes já se viu, é a da SIC, que propõe os dois primeiros "Sozinho em casa", respetivamente na noite de 24 e na tarde de 25. A programação do canal, recheada de cinema, inclui títulos como "Beethoven salva o Natal" ou "O jovem Messias" (dia 24), e "A vida secreta dos nossos bichos 2" ou "Espelho meu, espelho meu, há alguém mais gira do que eu?" (dia 25).
Ainda na TVI, a noite de 24, pouco depois da meia-noite, deixa-nos ver como Diogo Morgado se safou na figura de Jesus Cristo, no filme "O filho de Deus". A história de Jesus é contada desde a sua origem humilde, com os ensinamentos, a crucificação e a ressurreição final, na sua jornada para propagar uma mensagem de amor e esperança.
Na programação temática de Natal dos canais públicos destaca-se outro clássico da temporada, "Grinch", a ser exibido na tarde de 25 na RTP2. No mesmo canal, mas à noite, "98 octanas" recorda uma das colaborações do saudoso Rogério Samora com o realizador Fernando Lopes. A RTP1 propõe para a noite de Natal a divertida comédia "viram-se novamente gregos para casar".
Disney + Netflix
Em sala desde o final do mês passado, a última produção animada dos Estúdios Walt Disney, "Encanto", estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 24, para os assinantes da Disney+. O filme conta a história de uma família extraordinária, os Madrigais, que vivem escondidos numa casa mágica nas montanhas da Colômbia, numa cidade vibrante chamada Encanto, um lugar maravilhoso e encantador.
A magia de Encanto abençoou todas as crianças da família com um dom único, desde uma superforça até ao poder de curar todas as crianças exceto uma, Mirabel. Mas, quando descobre que a magia de Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal comum, pode ser a última esperança da sua família excecional.
Já a Netflix aposta em força nesta quadra, propondo nada menos do que 21 filmes e séries de teor natalício aos assinantes. Entre outros, poderá assistir aos filmes "Shaun, o carneiro, uma aventura de Natal", "O bom velhinho voltou", "Um castelo para o Natal" ou "Uma esposa de Natal", e às séries "Arranjos de Natal", "Elfos" ou "Vidrados no Natal".
Se apostar na luso-espanhola Filmin, a noite de Natal poderá ser passada a ver um dos grandes clássicos do cinema, "Tempos modernos", de Charles Chaplin. Um bom complemento para quem já foi à sala de cinema assinalar o centenário de um dos outros grandes filmes do mestre da comédia, "O garoto de Charlot".