A cerimónia oficial de trasladação dos restos mortais de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional acontece apenas na quarta-feira, mas já neste fim de semana há motivos de celebração farta para os seus leitores.
Corpo do artigo
Promovida pela Fundação Eça de Queiroz, a homenagem tem lugar em Tormes, no concelho de Baião, no ambiente que inspirou o escritor para o romance “A cidade e as serras”, e desenvolve-se em torno de vários eixos, dos puramente literários a outros mais ligados às circunstâncias biográficas. São estes que vão estar em destaque já este sábado, a partir das 9.30 horas. Ao longo de todo o dia, a casa do romancista vai estar aberta e, ao contrário do que normalmente acontece, as visitas são gratuitas e não necessitam de marcação prévia.
Nesse espaço, vai ser possível visitar uma exposição que disponibiliza todas as primeiras edições do autor de “Os Maias”, bem como “peças raramente mostradas ao público, como desenhos, manuscritos e pequenas recordações pessoais”, detalha a organização. Uma outra exposição com documentos da carreira diplomática de Eça, temporariamente cedidos pelo Arquivo Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, pode ser visitada.