Este fim de semana prolongado, ancorado entre o Dia da Liberdade e o Dia Mundial da Dança, que se celebra na terça-feira traz inúmeras propostas culturais, sobretudo para os fãs de Terpsicore
Corpo do artigo
Porto, Gaia e Matosinhos: dançar é a opção certa
Se está no Grande Porto não há como escapar, o Festival Dias da Dança (DDD) tem dezenas de propostas entre o Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia para assistir. Já esta sexta-feira tem a última hipótese para assistir, na Mala Voadora, no Porto, a "Musseque" de Fábio (Krayze) Januário.
No auditório de Vila Nova de Gaia, também esta sexta-feira decorre a última apresentação de "Cafezinho", de Gaya de Medeiros. Mas no sábado ainda poderá ver Vânia Doutel Vaz, com "Violetas" no Teatro do Campo Alegre, no Porto.
Nem todos os espetáculos do DDD decorrem em teatros, há também atividades no espaço público. Esta sexta-feira, o palco será a Praça Guilherme Pinto, em Matosinhos a partir das 15 horas, ou no sábado o Mercado do Bolhão, no Porto, à mesma hora.
Lisboa: CNB recebe António Casalinho e Margarita Fernandes
A Companhia Nacional de Bailado vai apresentar o bailado "Coppélia – ou a Rapariga dos Olhos de Esmalte", no Teatro Camões, em Lisboa, numa produção com a Orquestra de Câmara Portuguesa, dirigida por Pedro Carneiro.
A produção conta com a participação dos bailarinos portugueses António Casalinho e Margarita Fernandes, do Bayerisches Staatsballett, Munique, nos papéis de Franz e Swanhilda, este sábado e domingo que pela primeira vez dançam com a Companhia Nacional de Bailado.
Cinema com lítio, fado e a Córsega
Nas salas de cinema nacionais, em Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Vila Real, já pode ser vista a terceira longa metragem de Paulo Carneiro, "A Savana e a Montanha". O relato da luta de Covas do Barroso, em Boticas, contra uma mina de lítio.
Outra das sugestões da semana nas salas de cinema é "À sua imagem" de Thierry De Peretti sobre o passado recente da Córsega e ainda o filme "As Fado Bicha" de Justine Lemahieu.
Metalfest em Barroselas
Barroselas está mais pesada até sábado, o Metalfest está de regresso a Viana do Castelo com 40 grupos e uma banda filarmónica a tocar heavy metal. Esta sexta-feira o cartaz traz: Aura Noir (Noruega)- Dodheimsgard (Noruega)- Gut (Alemanha)- Corpus Christii (Portugal)- Sijjin (Alemanha)- Butcher (Bélgica)- Vulvectomy (Itália)- Nashgul (Espanha)- Black Pyramid (EUA)- Profanation (França) - Dokuga (Portugal)- Idle Hand (Portugal).
No sábado, para encerrar o festival, constam do alinhamento Unleashed (Suécia)- Ved Buens Ende (Noruega)- Hellripper (Escócia)- Black Curse (EUA)- Avulsed (Espanha) - Concrete Winds (Finlândia)- Test (Brasil) - Sacred Sin (Portugal)- Industrial Puke (Suécia)- Totengott (Espanha)- Jade (Espanha) e Utopium (Portugal).
Histórias aos quadradinhos em Coimbra
O Coimbra BD 2025 decorre no Convento São Francisco, a partir de sexta-feira e até domingo, com a presença de autores como Luís Louro, Jorge Coelho e Margarida Madeira. A entrada é gratuita todos os dias.