A porta blindada de quatro fechos ainda lá está, mas dentro da sala que um dia serviu de cofre à Ourivesaria Miranda & Filhos as joias são agora outras. No cave de granito lavado, localizado no piso -1 da centenária Casa Vicent, no Porto (Rua 31 de Janeiro, 174), é hoje inaugurada a The Cave Photography, uma galeria vocacionada para o arquivo, a venda e o aluguer de fotografia contemporânea de autor.
Corpo do artigo
O projeto foi idealizado pelos fotógrafos Miguel Refresco e Rui Pinheiro, e pelo cinematógrafo Diogo Castro: "O formato galeria-arquivo é uma coisa nova para nós, foi uma descoberta", afirma este último ao JN.
Aquando da nossa visita, ainda se ultimavam os preparativos para a abertura: "Não queremos que tenha um aspeto de galeria. Estamos a tentar a melhor a montagem possível, de acordo com a ideia de arquivo, de depósito", sublinha também Miguel Refresco.
A hipótese de ali se expor ocasionalmente está nos planos dos fundadores. Mas a proposta inicial é outra - e assenta na democratização do acesso à fotografia de autor, que vai estar disponível para venda em três formatos: postal, 20x25cm e provas de exposição.
"São provas que os artistas já tiveram expostas. Vêm para aqui em modelo de arquivo e estão disponíveis para venda", explica Diogo Castro. Os dois primeiros formatos são vendidos em séries limitadas. Já as provas, cujo valor é definido por cada autor, são certificadas pelo impressor e pelo artista.
10 autores na abertura
Bernardo Sousa Santos, Cecília de Fátima, Dinis Santos, Fátima Abreu Ferreira, José Bacelar, Paulo Pimenta, Pedro Magalhães e Violeta Moura são, além dos fotógrafos da casa, os primeiros autores convidados de uma comunidade que se pretende expandir ao longo do tempo. O Porto é um ponto comum a todos. Já o corpo de trabalho que apresentam é diverso: vai da fotografia autoral à documental, passando pela fotografia experimental e pelo fotojornalismo. A ideia foi também misturar autores consagrados e emergentes.
Esta comunidade de artistas será também a seiva de um serviço educativo, ainda por programar, que promoverá workshops, palestras e apresentações de livros. "Não queremos esgotar-nos no aspeto comercial", ressalva Miguel Refresco. O formato de aluguer das obras também está ainda a ser estudado. Unidades hoteleiras ou organizações de eventos são potenciais interessados num modelo que garante ao cliente o valor artístico e autoral das obras, a par da rotatividade do material exposto.
A The Cave Photography é o projeto mais recente da Casa Vicent, onde também se encontra uma loja de moda e acessórios no primeiro andar, uma galeria de ilustração no piso -1, contígua à galeria de fotografia, e o Ferro Bar, nos níveis abaixo. O bar/sala de concertos marca a outra possibilidade de acesso ao edifício, pelo número 84 da Rua da Madeira.