A poesia e a música regressam a Vila Nova de Foz Côa entre 30 de abril e 3 de maio. Entre conversas, exposições, leituras, música, teatro, apresentação de livros e ainda um comboio literário, totalizam mais de 30 iniciativas.
Corpo do artigo
O Comboio Literário chega à estação ferroviária do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, no dia de abertura, 30 de abril, pelas 13.30 horas. Parte da estação de S. Bento, no Porto, e atravessa a linha do Douro, cuja paisagem foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. A acompanhar uma das viagens mais bonitas do país vão estar 22 alunos do Balleteatro a dinamizar a leitura de poesia dos mais destacados nomes portugueses.
A vertente da poesia do festival homenageia o poeta A. M. Pires Cabral. Nascido em 1941 em Macedo de Cavaleiros, ficou conhecido como ficcionista e poeta. Publicou oito livros de contos, seis romances e 20 de poesia. Foi agraciado com diversos prémios, nomeadamente o do Círculo de Leitores, no romance, e o prémio D. Dinis, na poesia.
Na Música, o tributo vai para António Victorino d’Almeida. Destacou-se no piano desde cedo, durante a formação que passou por Viena. Além de pianista, compositor e maestro, passou pelo cinema na realização de “A Culpa”, primeira obra portuguesa premiada num festival internacional, em Huelva. Participou na adaptação de “A Relíquia” de Camilo Castelo Branco ao teatro musicado.
As duas figuras vão ser homenageadas em colóquios, conversas, leitura de poemas e ainda num recital de sopranos (Ana Maria Pinto e Marina Pacheco), acompanhadas ao piano (Olga Amaro e Cristóvão Luiz).
No cartaz figuram ainda nomes como Ana Zanatti, Fernando Pinto do Amaral ou Rui Lage. Em matéria de atores, o festival recebe Rui Spranger e Ana Couto. O compositor Alejandro Erlich-Oliva também visita Foz Côa.
Durante o Festival de Poesia e Música de Foz Côa decorre também uma feira do livro, organizada pela livraria e editora SNOB no Hall do Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa. A programação do festival que ocorre entre os dias 30 de abril e 3 de maio pode ser consultada no site do município.