Cantora Ivete Sangalo é cabeça de cartaz do North Festival, em maio, em dia dedicado ao Brasil, que terá ainda Ana Castela e Gustavo Mioto. The Black Mamba, Tiago Nacarato e Pedro Abrunhosa também já estão confirmados.
Corpo do artigo
Ivete Sangalo é o novo nome anunciado para o North Festival, que decorrerá na Alfândega do Porto entre 26 e 28 de maio. A cantora conhecida como "furacão da Bahia" pisará o palco no dia 27, depois de mais de uma década desde a última aparição na cidade do Porto. A nova confirmação surge após já ter sido revelado que o britânico Robbie Williams é o cabeça de cartaz do último dia do festival.
Os clássicos de Ivete Sangalo ativarão as memórias dos mais velhos, mas também os recentes trabalhos estarão em destaque no dia em que subir ao palco do North Festival - que coincide com o dia em que a cantora festeja o seu 51.º aniversário.
A 27 de maio, o público portuense poderá assistir à mais recente digressão da artista, "Tudo colorido", "que promete brindar o público com temas do seu mais recente álbum, "Onda Boa"", revela fonte da organização do festival. O novo longa-duração da cantora tem o seu processo de gravação e imagens de bastidores apresentados na série documental "Onda Boa com Ivete", da HBO Max.
Dia do meio é dedicado à música brasileira
A protagonista de êxitos como "O nosso amor venceu" e "Quando a chuva passar" será cabeça de cartaz de um dia que conta com mais nomes vindos do Brasil. A artista junta-se, assim, a dois autores já anunciados.
Em primeiro, Ana Castela, revelada pelo North Festival como "a artista mais ouvida no Spotify Brasil", e, também, Gustavo Mioto. "Um dia que dará aos festivaleiros a oportunidade de desfrutar dos melhores ritmos e energia que o Brasil tem para oferecer", afirma fonte da organização.
Tatanka "orgulhoso", Abrunhosa "privilegiado"
Mas a artista brasileira não é a única novidade para a quinta edição do North Festival. Para 28 de maio são agora também conhecidos os nomes portugueses que irão atuar. Em estreia neste palco a Norte do país e a fazer a ligação com o cunho brasileiro do festival, está Tiago Nacarato.
O cantautor, natural do Porto e filho de pais brasileiros, apresentou em 2022 o seu segundo álbum de originais, "Peito aberto". Ao JN, afirma que tocar no Porto é sentir-se "duplamente em casa". "É sempre um privilégio ter contacto com músicos mais experientes que nós e com carreiras tão completas e com tanto sucesso", diz.
O jovem portuense refere-se a Pedro Abrunhosa, também anunciado para o último dia do North Festival 2023. O conceituado artista regressa a este palco depois de ter passado pela primeira edição, em 2017.
Pedro Abrunhosa diz ao JN que "a primeira edição do North Music Festival anunciava já um interessante diálogo entre vultos de primeira linha do panorama musical internacional com projetos nacionais de renome", sentindo-se "privilegiado por ter participado nessa já distante edição e pelo convite agora reendereçado".
Os The Black Mamba terão a sua estreia no North Festival a 28 de maio. O vocalista Tatanka afirma ser sempre um "orgulho" atuar a Norte, e em especial no Porto, cidade que acolheu "os primeiros grandes concertos esgotados da banda".
Novidade já anunciada para este ano é o palco clubbing, que ganha agora forma com dois nomes: Shaka Lion e Yen Sung, protagonistas da música eletrónica portuguesa.
Os bilhetes para os dias 26 e 27 de maio custam 55 euros por dia; para o dia 28 custam 95 euros.