A comemoração dos 125 anos do "Jornal de Notícias" vai juntar no mesmo palco dois dos mais destacados projetos musicais portugueses - GNR e Os Azeitonas.
Corpo do artigo
Unidos na aceitação junto do público mas com percursos diversos, os GNR e Os Azeitonas são os cabeças de cartaz de um serão musical que o JN oferece no dia 1 de junho, às 22 horas, na Praça Eixo Atlântico (junto ao El Corte Inglès).
A entrada é livre mas está sujeita à limitação do espaço.
Com uma agenda repleta de concertos nos próximos meses, os GNR vão apresentar-se com dois reforços: o baterista Jorge Oliveira e o teclista Miguel Amorim. "É sobretudo uma prova de fogo para eles, pois apenas atuaram connosco uma vez, no Estádio de Leiria", diz Toli Machado.
Na praça gaiense, o público poderá escutar os autores de "Psicopátria" em formato elétrico. Como a opção acústica que têm apresentado nos últimos meses está mais direcionada para espaços fechados, como auditórios, a escolha recaiu na versão eletrificada.
A obrigatória revisitação de alguns dos maiores êxitos de um percurso de mais de 30 anos não invalida que a banda coloque de lado reportório novo, interpretando dois ou três temas do mais recente disco, "Retropolitana". "Ao longo do ano, vamos testando os temas que mais resultam em palco. Há sempre ajustes", assume o guitarrista.
Para celebrar o aniversário redondo de uma instituição do Norte do país, Reininho promete trazer para palco "um espírito festivo mas também resistente". Satisfeito por estar associado à efeméride, o vocalista regista com desagrado o facto de o espetáculo não ter sido autorizado no Porto. "Parece que não querem que toquemos na nossa cidade..."