A autora francesa Anouk Ricard foi distinguida com o Grande Prémio do Festival de BD de Angoulême na sua 52.ª edição, a decorrer até ao próximo domingo naquela cidade francesa.
Corpo do artigo
Ricard, de 54 anos, sucede à britânica Posy Simmonds, premiada em 2024, no ano em que pela primeira vez as três finalistas eram mulheres; as outras duas foram Alison Bechdel e Catherine Meurisse. Esta última, sobrevivente do massacre da redacção da "Charlie Hebdo" há dez anos, foi preterida pela sexta vez pelos autores publicados em França, responsáveis pelas duas voltas da votação que designa primeiro os finalistas e, depois, define o vencedor do prémio que distingue um autor de BD pelo conjunto da sua obra.
Anouk Ricard, nascida no Sul de França em 1970, formou-se em 1995 pela Escola de Artes Decorativas de Estrasburgo, tendo publicado os seus primeiros trabalhos na imprensa juvenil. Com um traço naif e animalista, dividida entre a ilustração e a banda desenhada, Ricard começou a distinguir-se na BD em 2004, com "Anna et Froga", uma série humorística juvenil, publicada na revista Capsule Cosmique ", presente por três vezes a concurso na Seleção Oficial Essentiel Jeunesse do festival.
Em 2008, embora mantendo o seu traço personalizado aparentemente simplista, experimentou uma temática mais adulta em "Commissaire Toumi", para a revista "Ferraille". Ao longo dos anos as suas criações têm-se multiplicado, divididas entre a ilustração para a imprensa, a banda desenhada, a auto-edição, exposições de pintura e desenho e arte digital
"Animan", das edições Exemplaire, recebeu o prémio especial do júri no festival de Angoulême em 2023, estando a sua continuação, "Fabienne", agendada para outubro do corrente ano.
Anouk Ricard foi apenas a quinta mulher distinguida pelo festival, mas a quarta nos últimos sete anos. A estreia coube a Claire Bretécher (Prémio Especial do 10.º Aniversário, em 1982), seguindo-se Rumiko Takahashi (2019), Julie Doucet (2022) e Posy Simmonds (2024). A distinção fará dela autora de um dos cartazes da edição do próximo ano, que lhe dedicará uma das principais exposições do certame.