Guimarães acolhe cinco festivais até ao fim do ano
Foi apresentado, esta terça-feira, o programa de festivais de música que serão realizados no âmbito da Capital Europeia da Cultura (CEC) até final do ano.
Corpo do artigo
Dois deles são já eventos que habitualmente são realizados no concelho, o Manta e o Barco Rock Fest, enquanto três serão novidades na cidade: Semibreve, Operação Big Bang e Optimus Primavera Club. Carlos Martins, diretor executivo da Guimarães 2012, entende que o apadrinhamento destes espetáculos vem salientar a "programação diversa e coerente que era objetivo da candidatura da CEC e que temos cumprido", referiu. O responsável destacou o reforço dos festivais que já existiam em Guimarães "sem alterar a essência dos projetos" e a capacidade de fazer de Guimarães "mais notória a nível artístico tanto a nível nacional como internacional".
Carlos Martins sublinhou, igualmente, que em Guimarães não haverá nenhum concerto com uma grande banda internacional de referência porque "a CEC irá manter a mesma linha de intervenção". E é na esteira desse traço identificador de Guimarães 2012 que amanhã e depois se irá realizar o Manta 2012. Neste ano confinado a dois dias, o festival irá contar com os concertos de Russian Red, nos jardins do Centro Cultural Vila Flor, e de Gobi Bear, na Praça de Santiago, amanhã. Na sexta-feira, atuará Nite Jewel no "Vila Flor" e Azevedo Silva no Centro Histórico.
De 1 a 4 de agosto, realizar-se-á o Barco Rock Fest, na praia fluvial de Barco, com bandas de rock alternativo e música eletrónica. Serão 22 bandas num cartaz onde sobressaem GuimaFliyd, Supernada e Dead Combo.
Também no âmbito da música eletrónica e da arte digital, irá desenrolar-se, de 4 a 6 de outubro, a segunda edição do Festival Semibreve, que terá como palcos Guimarães e Braga, numa parceria entre a CEC e a Capital Europeia da Juventude.
A 9 de Setembro, 11 músicos vimaranenses em equipa com o maestro inglês Tim Steiner e com uma rede de interessados criarão ao longo de todo o dia uma orquestra gigante que, às 19 horas, dará um concerto gigantesco no Parque da Cidade.
Entre 30 de novembro e 2 de dezembro, será estreado em Portugal o Primavera Club, que se costuma realizar em Madrid e Barcelona, em Espanha, e que, neste ano, devido à CEC, também decorrerá em Guimarães.