O ciclo de concertos Masterpieces da Capital Europeia da Cultura volta ao palco do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. São cerca de cem músicos da Fundação Orquestra Estúdio, conjunto oficial do evento, ladeados pelo clarinete do solista Carlos Piçarra Alves.
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O destaque vai para as duas estreias da primeira parte do concerto, uma recém-escrita de Mário Laginha e outra de António Victorino d'Almeida. O maestro titular da orquestra, Rui Massena, terá a companhia de Miguel Graça Moura na direção do conjunto. Depois do portuense Pedro Burmester e do israelita Guy Braunstein, é a vez do clarinete de Carlos Alves.
A peça composta por António Victorino d'Almeida intitula-se "Poema de maresia" e "é uma homenagem ao fado", explica Graça Moura. São estes seis andamentos que iniciam o concerto. Segue-se a composição de Mário Laginha, também em estreia. "Trata-se de um diálogo entre clarinetes e tímpanos, onde o primeiro se destaca com uma agitação incomum", adianta o maestro.
Vianna da Motta
O concerto termina com "A sinfonia à pátria", de José Vianna da Motta, obra escrita em 1894 e revista em 1920.
Em resumo, Graça Moura considera o concerto "uma obra sublime", em particular o andamento central, que "é de uma beleza de pôr as damas de lágrima no olho, muito romântica e com umas atmosferas muito bem construídas".
Os bilhetes já estão esgotados. O próximo concerto da orquestra oficial do evento é no dia 28, com os Expensive Soul.