O guitarrista sueco Lasse Wellander, que acompanhava os Abba desde 1974, morreu na sexta-feira passada, aos 70 anos. A vítima lutava contra um cancro.
Corpo do artigo
Segundo a família do músico, que lamenta a "inacreditável" morte, o estado de saúde de Lasse piorou depois de o tumor se ter metastizado. "Eras um músico fantástico e humilde como poucos, mas acima de tudo eras um marido, um pai, um irmão, um tio e um avô maravilhoso", pode ler-se num comunicado da família do guitarrista, divulgado nas redes sociais.
Lasse, nascido numa pequena vila na Suécia, lançou-se para a primeira sessão de gravação com os ABBA em outubro de 1974, tornando-se no guitarrista principal nos álbuns seguintes. Tocou temas como "Knowing Me, Knowing You", "Thank You for the Music" e "The Winner Takes It All".
A banda sueca prestou entretanto uma homenagem ao guitarrista, em comunicado: "Lasse era um amigo querido, uma pessoa divertida e um excelente guitarrista." "Estamos de luto por esta morte trágica e prematura e recordamos as palavras amáveis, o sentido de humor, a cara sorridente e o brilhantismo musical de um homem que teve um papel fundamental na história dos ABBA", acrescentou o quarteto.
Depois da separação dos ABBA, no início de 1980, Lasse continuou a carreira musical, tendo tocado para outras bandas e artistas suecos. O músico editou o primeiro de vários álbuns em nome próprio em 1981.
Lasse atuou com os ABBA entre 1975 e 1980, e tocou nas bandas sonoras de filmes como "Mama Mia", de 2008, e na sequela "Mamma Mia! Here We Go Again", de 2018.