O trimestre final de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 vai ter 37 estreias – 17 são absolutas –, revelou o coordenador José Pina.
Corpo do artigo
Da programação, que decorre sob o lema “Cultura e tecnologia”, destaca-se o “forte envolvimento” da comunidade artística local, com 20 presenças de artistas e estruturas.
A nova programação abre com o Aveiro Tech Week e Festival Prisma: de 30 de setembro a 6 de outubro proporcionam instalações, exposições, palestras, sessões de gaming e mais. Outros destaques vão para a instalação “Houses of the wind”, de John Luther Adams e Diogo Aguiar (19 de outubro), a peça “1984 de George Orwell”, pelos Artistas Unidos (8 e 9 novembro), um concerto dos Tindersticks (10 de novembro), a exposição de Paula Rego com obras da coleção de Serralves (14 de novembro), a peça “Fiers à cheval”, da Cia. des Quidams (15 novembro) e a atuação de A Garota Não com bandas locais (14 de dezembro).
O fecho, a 20 de dezembro, é com “Cenários infinitos”, do Theater Titanick, numa “intervenção de grande escala” na rua, e “Um piano português”, de Marta Menezes.
Nas artes visuais, é apresentada a instalação "Mise en Abyme", da britânica Vicki Bennett (também conhecida pelo seu nome artístico People Like Us), que pode ser vista de 2 a 20 de outubro no Museu de Aveiro Santa Joana.
O edil Ribau Esteves garante que a “aposta na cultura” continuará após 2024. Em 2025, Braga será a Capital Portuguesa da Cultura.