
Músico brasileiro encerra digressão europeia no Porto, a 2 de novembro
Mauro Pimentel / AFP
“Aquele abraço tour”, a digressão comemorativa dos 60 anos de carreira de Gilberto Gil, tem uma nova data no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no último dia do mês de outubro.
Com a lotação do dia 30 de outubro praticamente esgotada, foi marcado um concerto para o dia seguinte. Ainda há bilhetes disponíveis para o concerto do músico brasileiro no Coliseu do Porto, a 2 de novembro.Será o final de uma digressão europeia que pelo meio passa por França, Espanha, Áustria, Itália, Luxemburgo, Suíça, Inglaterra e Bélgica.
Nesta digressão que celebra uma carreira de 60 anos, dos quais 50 de digressões mundiais, Gilberto Gil partilha com o público as canções de maior sucesso da sua longa carreira. Acompanhado pelos seus filhos Bem e José, e os netos João e Flor, o músico faz uma homenagem aos teatros de maior prestígio da Europa, salas que lhe deram palco para apresentar a sua música e a diversidade da cultura brasileira.
A carreira de Gil iniciou-se ainda nos anos 50, tocando acordeão, inspirado pelo mítico Luiz Gonzaga, A descoberta de João Gilberto e da bossa nova fez com que deixasse de lado aquele instrumento e empunhasse o violão e de seguida a guitarra elétrica. O encontro com Caetano Veloso e o nascimento do Tropicalismo, movimento libertário que enfrenta a ditadura com as suas atitudes e criações artísticas, levaram-nos ao exílio em Londres, onde as experiências de Gil acabam por enriquecer a sua obra.
Ao regressar ao Brasil dá continuidade ao lançamento de uma vasta coleção de álbuns. Ao todo são quase 60 discos, que venderam perto de quatro milhões de cópias, e com os quais Gilberto Gil arrecadou 9 Grammys.

