Teatro Municipal do Porto celebra dez temporadas com novo ciclo. Há experiências imersivas, interativas e digitais entre muita dança e música. Numa década, o TMP recebeu mais de 900 mil espectadores.
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Ainda não encerrou a temporada e o Teatro Municipal do Porto (TMP) já nos faz ansiar pelo outono, em que comemora a sua 10.ª temporada com uma programação de linguagem diversa, dez estreias absolutas e nove estreias nacionais, ao longo de quatro meses.
Nesta década, o TMP apresenta números dignos de celebração: recebeu mais de 900 mil espectadores em 1200 espetáculos programados.
A festa do novo ciclo de espetáculos arranca nos dias 13 e 14 de setembro com a estreia nacional de “The Köln concert”, de Trajal Harrell e do Schauspielhaus Zürich Dance Ensemble, no Grande Auditório do Rivoli. O espetáculo explora a comunhão através da música de Keith Jarrett e Joni Mitchell.
No mesmo fim de semana, “Mal de Ulisses”, de Rui Catalão, é apresentado no Teatro do Campo Alegre, abordando os lutos migratórios.
Noutro patamar, o guitarrista norte-americano Bill MacKay estreia-se a solo em Portugal no Pequeno Auditório do Rivoli, em parceria com a Amplificasom.
Cristina Planas Leitão e Drew Klein, codiretores artísticos do TMP, refletem sobre a importância da marca de uma década como um ciclo que fecha e outro que abre. A temporada quer reforçar a ligação de artistas e público, abordando temas como saúde mental, desejo sexual e realidades expandidas.
Entre o virtual e o imersivo
Nesta temporada, o TMP introduz a realidade virtual com a estreia de “Bitcho – Supra”, de Susana Chiocca, nos dias 20 e 21 de setembro, num convite aberto à exploração de mundos paralelos.
“Guilty landscapes: Episode I Hangzhou”, do Studio Dries Verhoeven, oferece uma experiência individual e interativa com uma câmara noticiosa. Além disso, “Hammam”, de Javiera Peón-Veiga, traz uma experiência imersiva inspirada em práticas tradicionais de banhos.
A relação com a música está em destaque com Joana Gama e Luís Fernandes, que estreiam “Strata” a 20 de setembro no Grande Auditório do Rivoli, celebrando também eles uma década de parceria.
Em dezembro, sobe ao palco, nos dias 6 e 7, “4/4”, de Chunky Move, coreografado por Antony Hamilton, mostrando uma fusão de técnicas de dança como krump, hip-hop, house e contemporânea.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) retorna de 11 a 20 de outubro, seguido pela Festa do Cinema Francês de 19 a 23 de novembro. A Mostra Estufa, em parceria com a Erva Daninha, ocorrerá em novembro, destacando novas produções como “Chapitre 2: ainsi rugissent les fleurs” de Cirque Lambda.
A vez das coreógrafas
A temporada também destaca várias coreógrafas. Faye Driscoll apresenta “Weathering”, nos dias 8 e 9 de novembro, no Rivoli: uma escultura multissensorial de corpos e objetos.
No dia 9, no Campo Alegre, Daniela Cruz apresenta “Ocelo”, uma criação sensorial e multidisciplinar para todas as idades, e Joana Magalhães estreia “NEVA”, um espetáculo interativo para a primeira infância.
Alma Söderberg, com a companhia sueca Cullberg, traz “Noche” ao Rivoli, nos dias 15 e 16 de novembro. Carolina Bianchi apresenta “Trilogia Cadela Força / Capítulo I: A noiva e o boa noite Cinderela”, que quer explorar temas profundos e intensos no Campo Alegre.