As crianças das escolas de Guimarães conhecem esta quinta-feira a história do teatro, numa peça em que as imagens são desenhadas em tempo real. Em "Daqui vê-se melhor", o teatro apresenta-se a ele próprio numa performance idealizada por Susana Menezes, do programa para crianças e jovens do Teatro Maria Matos, em Lisboa.
Corpo do artigo
A ideia subiu quase 400 quilómetros para Norte e chegou até Guimarães. Estreia hoje e vai até depois de amanhã, na "cidade-berço", integrada na Capital Europeia da Cultura. Os bilhetes já estão esgotados para as quatro sessões de hoje e amanhã. Restam apenas ingressos para sábado, às 11 e às 16 horas.
O espectáculo conta com a actriz Suzana Branco, um narrador e Bruno Carvalho. Este desenha, em tempo real, durante os 35 minutos da peça, com um pincel em papel branco, numa tónica ilustrativa a pensar nas crianças acima dos oito anos. Os desenhos, projectados numa tela, e a actriz interagem durante a performance.
Os pequenos "viajam no tempo" até ao surgimento do teatro, passando pela cómica "commedia dell'arte", interpretada na rua, ou, até, pelo cariz propagandista que a arte performativa assumiu na década de 40. Os textos, também adaptados ao público juvenil, são de Isabel Minhós Martins.
A ideia surgiu porque, "no teatro, se ouvem muitas histórias e faltava ouvir a própria história do teatro", diz, ao JN, Susana Menezes. A peça é para toda a família e "as pessoas têm acolhido muitíssimo bem" o conceito.