Um livro lançado esta segunda-feira sustenta que D. Afonso Henriques nasceu há nove séculos (1111) em Guimarães, ao contrário do que sustenta uma outra versão que aponta para o nascimento em 1109 em Viseu.
Corpo do artigo
No domingo iniciaram-se na cidade minhota as celebrações da data promovidas por um grupo de cidadãos, em colaboração com as três Juntas de Freguesia da cidade de Guimarães: S. Paio, Oliveira do Castelo e S. Sebastião.
À margem dos festejos, em declarações à Agência Lusa, o autor do livro "Afonso Henriques - 900 Anos", Barroso da Fonte, esclareceu que "sempre se festejou o aniversário de D. Afonso Henriques a 25 de Julho e sempre se apontou o ano de 1111 como o ano de nascimento do primeiro rei de Portugal".
Quanto ao local de nascimento "dizem a tradição e as evidências que foi em Guimarães".
No entanto, as comemorações oficias, às quais se associou o Presidente da República, foram em 2009 e divididas entre Guimarães e Viseu, cidade então avançada como "provável" local de nascimento de D. Afonso Henriques.
"Um terrível engano que não encontra sustentabilidade em nenhum documento histórico", entende Barroso da Fonte.
Em Afonso Henriques - 900 Anos, cujo lançamento está incluído nas celebrações que esta segunda-feira se encerram, o autor defende "não haver espaço para dúvidas" quanto ao local de nascimento de D. Afonso Henriques.
"Nasceu em Guimarães, a 25 de Julho e a data mais verosímil é o ano de 1111", explicitou.
A data de 1109 "que entretanto se instituiu como oficial" é por isso "errada", tal como, defende o autor, "não há razão para acreditar que o local de nascimento foi Viseu, e não Guimarães".
Barroso da Fonte invocou à Agência Lusa as datas do Foral de Guimarães e do Foral de Viseu como "indicador" do local "mais provável" onde nasceu o primeiro rei de Portugal.
"O Foral de Guimarães data de 1096 e foi outorgado por D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques, enquanto que o Foral de Viseu é apenas de 1123", afirmou.
Estas datas, adiantou Barroso da Fonte, "mostram que D. Henrique e D. Teresa, pais de Afonso Henriques, viviam em Guimarães entre 1109 e 1111, as datas prováveis para o nascimento deste".
Quanto ao dia do nascimento, defendido por alguns ter sido a 05 de agosto, Barroso da Fonte apontou novamente a "tradição" como fiável.
"É verdade que não há escritos conhecidos, mas desde que os há que o dia apontado é 25 de Julho", afirmou.
As celebrações iniciaram-se domingo com um jantar medieval e terminam esta segunda-feira com uma visita à estátua de D. Afonso Henriques, seguida de um missa na Igreja de Nossa Senhora de Oliveira e do lançamento do livro "Afonso Henriques - 900 Anos".