
Tom Holland é, uma vez mais, Peter Parker/Homem-Aranha
DR
As férias de Natal constituem o período com maior disponibilidade para ir ao cinema por parte dos segmentos etários que desde há muito representam a esmagadora maioria dos bilhetes vendidos nas salas: as crianças, acompanhadas pelos pais, o que duplica ou triplica as receitas, os adolescentes e os jovens adultos.
Não admira pois que os distribuidores nacionais, como aliás acontece nos países em que esta quadra se celebra, escolham este período para estrear filmes de grande espetáculo, os chamados blockbusters, e filmes de animação. Mas sosseguem: quem gosta de um bom filme de autor, de cinema alternativo e de cinema português também terá direito a prenda. Estando já em cartaz [ler caixa] alguns filmes que correspondem a esta oferta de Natal, é já na quinta-feira 16 que se poderá assistir a "Homem-Aranha: sem regresso a casa". Só para dar uma ideia das expectativas deste novo capítulo da saga do herói aracnídeo, o primeiro teaser/trailer que circulou bateu o recorde de visionamentos no espaço de 24 horas, nada menos que 355 milhões.
Trata-se do 27.º título cinematográfico do universo Marvel e a ação inicia-se onde tinha sido deixada no filme anterior, "Homem-Aranha: longe de casa". E, pela primeira vez na história cinematográfica do Homem-Aranha, a identidade do herói é revelada, colocando as responsabilidades de super-herói em conflito com a vida pessoal.
Tom Holland é, uma vez mais, Peter Parker/Homem-Aranha, acompanhado por Zendaya, Benedict Cumberbatch, Marisa Tomei, Jon Favreau, Alfred Molina, Jamie Foxx e Willem Dafoe e de novo dirigido, como aconteceu nesta trilogia, por Jon Watts.
Matrix sob sigilo
E se este filme é esperado, o que dizer de "Matrix Ressurrections"? Dirigido por Lana Wachowski, umas das irmãs que na altura da trilogia inicial eram irmãos, o filme assinala a ressurreição de um dos conceitos e das personagens mais influentes do cinema de antecipação e ficção científica da viragem para o novo milénio.
"Matrix reloaded" e "Matrix revolutions", rodados em simultâneo e estreados em 2003, não convenceram a maioria dos fãs do original de 1999, mas as expectativas continuam altas, embora se tenha de esperar pelo dia 23 deste mês para se saber mais sobre um filme cuja trama está sob o máximo sigilo. Sabe-se apenas que Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss retomam as personagens de Neo e Trinity do primeiro filme e que Jada Pinkett Smith, Daniel Bernhardt e Lambert Wilson regressam à série após os dois filmes de 2003.
Também dois dias antes do Natal estreia "The king"s man: o início". Como o título indica, é uma viagem aos primeiros tempos desta organização privada de serviços secretos baseada em personagens da banda desenhada de Mark Millar, passada pela primeira vez para cinema em 2014.
Como nesse inicial "Kingsman: Serviços Secretos" e em "Kingsman: o círculo dourado", de 2017, a autoria do argumento e a realização estão a cargo de Matthew Vaughn, e o novo filme é interpretado por Ralph Fiennes, Gemma Arterton e Aaron Taylor-Johnson.
Animação para crianças
Para os mais novos, há muita animação: "Cinderella e o príncipe secreto" e "Clifford: o cão vermelho"já esta semana; "Pica e o cristal mágico" e "Meu querido monstro" a fechar o ano, no dia 30. "Roda da fortuna e da fantasia", de Ryusuke Hamaguchi, no dia 16, e "Correu tudo bem", de François Ozon, a 30, no mesmo dia em que chega o português "Nunca nada aconteceu", de Gonçalo Galvão Teles.
