O festival Rock in Rio está em contagem decrescente e há novidades: a "app" oficial já está disponível, os horários dos concertos foram divulgados e, em ano de Europeu de futebol, será transmitido no recinto um jogo da Seleção Nacional.
Corpo do artigo
Será à partida uma edição especial, a do Rock in Rio (RiR) deste ano, por assinalar os 20 anos em Lisboa e por ter mudado do Parque da Bela Vista para o Parque Tejo. E com o calendário a avançar começa a saber-se cada vez mais sobre o festival, que abre portas a 15, 16, 22 e 23 de junho.
Esta sexa-feira, a organização revelou a "app" oficial do festival já está disponível na App Store e na Google Play Store. Através da aplicação, os festivaleiros mais curiosos ficam a conhecer os espaços que irão compor a nova Cidade do Rock, acedendo a um mapa interativo. Com a localização dos palcos, atrações e zonas de restauração ficará mais fácil organizar e planear as 12 horas diárias de festival.
Há ainda conteúdos exclusivos, passatempos e informações sobre o cartaz e é também possível comprar os bilhetes. Outra vantagem é agendar previamente a hora de algumas experiências, como a roda gigante.
À semelhança de anos anteriores, o festival decorre em altura de campeonato europeu de futebol, este ano com palco na Alemanha. Assim, no dia 22, o cachecol da Seleção Nacional será mais um adereço no "outfit" dos festivaleiros, com o jogo Portugal-Turquia a ser transmitido no recinto."Haverá ligeiras alterações nos horários dos concertos de dia 22, para que todos possam apoiar a Seleção Nacional", segundo a organização.
Outra novidade acabada de revelar são os horários dos concertos nos diferentes palcos nos quatro dias do festival. O palco Tejo é o que abre mais cedo, pelas 15 horas, até às 22.15 horas, com o terceiro dia a estender-se até às 2.15 horas.
O palco Mundo arranca pelas 16 horas (Xutos&Pontapés, Fernando Daniel, Carolina Deslandes e Aitana) e encerra cerca da meia-noite (Scorpions, Ed Sheeran e Doja Cat), com exceção no dia 22, com os Jonas Brothers a tocar até às 1.15 horas.
No palco Galp a música começa a tocar pelas 17 horas e prolonga-se até à 1 hora, mas também no dia da transmissão do jogo o horário é alargado até depois das 2 horas.