A abertura oficial da Capital Europeia da Cultura 2012 está a ter uma procura acima de todas as expectativas e, amanhã, são esperadas milhares de pessoas em Guimarães. Não é de admirar, portanto, que a capacidade hoteleira da cidade esteja à beira da ruptura. Ou seja, só mesmo por um golpe de felicidade é que será possível arranjar quarto.
Corpo do artigo
No que diz respeito aos hotéis da cidade e mesmo da periferia, há várias semanas que tudo está esgotado e só inesperadas desistências de última hora é que poderão abrir alguma vaga. Mesmo assim, quem quiser tentar a sorte poderá procurar alojamento em espaços de turismo rural ou, ainda, explorar o programa "Viver Guimarães 2012" - disponível na Internet em www.guimaraesturismo.com -, uma iniciativa que proporciona aos visitantes a hipótese de ficar hospedado em casa de famílias vimaranenses, através do aluguer de um quarto.
De resto, se amanhã pretender deslocar-se até Guimarães e pernoitar na zona e se não se importar com as deslocações, as outras únicas alternativas de alojamento disponíveis na região são as unidades hoteleiras de Fafe, Braga ou Famalicão.