
Mudança vai permitir que área útil para os visitantes cresça em 10 mil metros quadrados
Foto: Carlos Carneiro
Alteração tem como objetivo "proporcionar uma experiência maior e melhor". Anúncio foi feito esta segunda-feira.
Corpo do artigo
O Iberanime vai deixar a sua atual morada, na FIL, em Lisboa, para rumar, em 2025, para Santarém. A próxima edição do evento de cultura popular japonesa acontecerá no CNEMA, segundo foi anunciado esta segunda pela organização em comunicado enviado às redações.
A mudança dá-se, lê-se, pelo compromisso em "proporcionar uma experiência maior e melhor aos visitantes", referindo que o novo espaço permitirá um incremente de dez mil metros quadrados. Face à alteração de local, é ainda prometida a criação de "novas áreas temáticas e atividades, além de também oferecer maior conforto" - prevendo-se que este possa ser um momento de mudança e crescimento do certame pop.
A FIL tem um espaço útil de cerca de dez mil metros quadrados. Já o CNEMA, segundo o próprio site, tem duas grandes áreas cobertas com mais de seis mil metros quadrados cada, havendo ainda espaço exterior, entre outros, numa área total de 64 hectares. Na anterior edição, que aconteceu em maio de 2024, a FIL contou com 38 mil visitantes nos dois dias de Iberanime. Segundo o anúncio hoje divulgado, é expectável que a capacidade máxima do evento seja aumentada.
A organização do Iberanime afirma estar consciente de "possíveis constrangimentos", dizendo estar já "a trabalhar num plano robusto de transportes que facilitará a deslocação dos participantes a partir de Lisboa, e dentro de Santarém, a preços mais acessíveis".
A edição de 2025 do Iberanime em Santarém acontecerá nos dias 17 e 18 de maio. Está atualmente a decorrer a primeira fase de venda de bilhetes, sendo que os valores arrancam nos 18 euros.

