O ícone punk americano Iggy Pop e o conjunto francês de música contemporânea Ensemble intercontemporain ganharam o prémio internacional sueco Polar Music Prize. Os vencedores anteriores incluíam Paul McCartney, Grandmaster Flash, Metallica, o Afghan National Institute of Music, Sting, Bob Dylan, Ravi Shankar e Dizzy Gillespie.
Corpo do artigo
A organização fundada em 1989 por Stig Anderson descreveu o Ensemble intercontemporain, fundado em 1976 pelo ex-contemplado do Polar Music Prize Pierre Boulez, como "o principal conjunto de música contemporânea do mundo".
O diretor musical do conjunto francês Ensemble intercontemporain, Matthias Pintscher, disse que com 31 solistas, "não é realmente uma orquestra de câmara", mas ainda o vai tornar no "maior conjunto de música contemporânea do mundo".
O outro premiado na edição deste ano é Iggy Pop, nome artístico de James Newell Osterberg, de 74 anos. "Com sua coragem, iniciativa e poder bruto, Iggy Pop abriu caminho para o punk e o pós-punk", escreveu a organização.
O prémio seleciona dois ou três vencedores a cada ano e visa "quebrar as fronteiras musicais, reunindo pessoas de todos os diferentes mundos da música". Os contemplados receberão como prémio cerca de um milhão de coroas suecas (96 mil euros) e receberão a distinção numa cerimónia em Estocolmo no dia 24 de maio.
.