Cem euros são suficientes para passar uma semana de férias em contacto com a natureza e sentir-se (quase) fora da civilização.
Corpo do artigo
Se pensa que desfrutar de um mar azul, de praias de areia branca quase desertas e da Natureza está à distância de uma qualquer viagem de dezenas de horas para o Caribe e de umas centenas de euros, desengane-se.
A Galiza, no norte de Espanha, guarda um dos seus melhores tesouros, uma reserva natural onde se situam as ilhas Cies. As ilhas pertencem ao município de Vigo e formam uma barreira natural entre a ria de Vigo e o Atlântico. O arquipélago é constituído por três ilhas principais: Montagudo ou Norte, Montefaro e San Martiño ou sul.
Para aceder às ilhas Cies, existe um catamarã com linhas regulares durante todo o Verão. É a única maneira de aceder a este paraíso natural. Para aceder pode partir de Vigo, Baiona ou Cangas. O único sítio onde se pode dormir nestas ilhas é no campismo da ilha, que tem uma capacidade máxima de 800 pessoas e onde se pode estar por apenas 15 dias.
O preço para um adulto é de 7.90 euros por dia, uma tenda para dois adultos vale a mesma quantia. Dois adultos podem pagar 11.85 euros diários para dormir nas ilhas Cies, um total de 82.95 por uma semana.
O valor para fazer a travessia de barco nos meses de Julho e Agosto é de 18.50 euros para os adultos. Para quem se decidir a ir é aconselhável fazer a reserva pela internet antecipadamente, dado as filas nas bilheteiras serem bastante grandes, bem como para quem pretende pernoitar consultar a disponibilidade do "camping" com bastante antecedência é essencial.
Dado ser uma reserva natural não é permitida a circulação de veículos nas ilhas Cies. Os amantes das caminhadas têm várias opções muitas delas feitas com guias.
A rota do Monte Faro é mais famosa demora cerca de duas horas e meia. Percorrem toda a praia e podem subir até ao farol. Daqui pode observar as dunas da praia de Rodas e também ver o Mosteiro de San Estevo.
Para os amantes das aves estas ilhas têm uma grande observatório onde existem colónias de aves migratórias e uma das maiores comunidades de gaivotas do Mundo. Dada a transparência da água pode também observar a olho nu várias espécies de peixes.