Imagens inéditas dos Led Zeppelin chegam aos cinemas portugueses em forma de documentário
O primeiro documentário oficial dos britânicos Led Zeppelin vai estrear a 15 de maio, em Portugal. "Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda" já faz sucesso noutras partes do mundo.
Corpo do artigo
Os Led Zeppelin vão chegar aos grandes ecrãs portugueses. O documentário de Bernard MacMahon mostra o percurso da banda rock, desde o início da carreira aos palcos mundiais. “Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda” tem data de estreia prevista para 15 de maio e é o primeiro documentário autorizado que contém testemunhos dos músicos e relata a ascensão da banda britânica.
A odisseia cinematográfica exibe detalhadamente a formação do grupo, os bastidores das duas primeiras digressões e o lançamento dos icónicos álbuns, explica um comunicado. "Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda" promete imagens nunca vistas, entrevistas exclusivas e atuações que impactaram o mundo do rock.
“Passamos cinco anos a atravessar o Atlântico, a vasculhar sótãos e caves à procura de filmagens raras e inéditas, fotografias e gravações musicais”, divulgou a produtora Allison McGourty sobre os desafios sentidos no decorrer das gravações, nomeadamente a falta de registos do início da carreira do grupo.
O documentário dá a oportunidade aos fãs mais antigos da banda de reviver as músicas que marcaram gerações e a energia que contagiava o público. Já os fãs da nova geração vão ter a oportunidade de conhecer um dos grupos que marcou o rock e assistir ao progresso da carreira da banda.
Uma versão inicial de “Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda” foi apresentada no Festival Internacional de Cinema de Veneza e a versão oficial já fez sucesso noutras partes do mundo, como em Londres e no Canadá, onde foi exibido pela primeira vez a 7 de fevereiro deste ano.
Os Led Zeppelin, formados em Londres em 1968, eram constituídos por quatro elementos: Robert Plant (vocalista), Jimmy Page (guitarrista), John Paul Jones (baixista e teclista) e John Bonham (baterista). A banda recebeu diversos prémios, inclusive uma nomeação no Rock and Roll Hall of Fame, em 1995, e um Grammy Lifetime Achievement Award, em 2005.