“Time stands still” de Jeff Wall é primeira exposição individual do artista em Portugal, e a maior nos últimos 20 anos. Está no MAAT até setembro.
Corpo do artigo
Numa fotografia, o tempo cristaliza. Aquele instante fica eternizado, suspenso na luz; passível de ser reavaliado com outro olhar. No trabalho de Jeff Wall, esse conceito é levado ao extremo: o tempo inerte e o que ele contém é o objeto, o foco, a arte. As imagens são momentos registados, sim, mas são também o que ele chama de “cinematografia”: resultado de processos de construção criativos, onde se fundem outras artes – pintura, literatura, teatro, cinema – com o objetivo de contar a vida, desocultar a sociedade.
“Time stands still” de Jeff Wall é primeira exposição individual do artista em Portugal, e a maior dele nos últimos 20 anos. Nascido em Vancouver, Canadá, em 1946, o fotógrafo é um dos nomes maiores do panorama internacional das artes visuais das últimas décadas, conhecido por explorar as articulações da fotografia com outros modos de representação e ficção da realidade.
Na mostra, patente até setembro no MAAT, encontramos cenas do quotidiano, detalhes, pequenos contos, quem sabe dramas, camadas em cada imagem, que tanto retratam os desafios da sociedade, como cenários imaginados inspirados pela arte ou literatura.
As fotos são planeadas e executadas, como o faz um pintor ou realizador, idealizadas como pinturas a óleo: Wall tem explicado como primeiro contactou com a fotografia na sua forma clássica, como a de um jornalista que percorre o mundo e o capta; “mas pareceu-me que havia outras possibilidades”, destaca.
A mostra ocupa todo o espaço expositivo do MAAT Gallery, com mais de 60 imagens, de 1980 a 2023, a maioria retroiluminadas e de grandes dimensões. Como “Tattoos and shadows”, uma das maiores e mais impactantes peças, um aparente momento bucólico. Ou “Fight on the street”, e “The flooded grave”: a violência urbana, a solidão, a pobreza, a vida e a morte, em fragmentos artísticos, imóveis no tempo.
MAAT Lisboa
“Time stands still”
Até 1 de setembro