O 15.º Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira decorre a 22 e 23 de maio, apresentando 250 artistas de 19 países e tendo como destaque uma produção da companhia argentino-espanhola Voalá.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa realizada esta tarde, o diretor artístico do evento, Bruno Costa, explicou que esse será "um espetáculo intenso com uma grande estrutura que eleva no céu 12 performers" e que, em paralelo a um concerto de rock, adota diferentes posições para "cruzar a plateia" e interagir com o público.
Considerando que a programação é agora gémea e se replica no sábado tal como na sexta-feira, o espetáculo verifica-se em ambos os dias às 23:00 e integra assim uma programação que, no total, prevê 172 atuações e um total de 26 horas de animação.
Para o presidente da autarquia, Emídio Sousa, isso significa que, durante dois dias, a cidade será "uma montra" do trabalho que vem sendo desenvolvido pela estrutura do festival ao longo de "meses e anos, já que há [no evento] um envolvimento da comunidade brutal".
O investimento na edição de 2015 é de 225.000 euros e, segundo Gil Ferreira, vereador da Cultura, promove também "a identidade e a história" do município, assim "abordadas na criação artística contemporânea".
Daniel Vilar, que também integra a direção artística do certame, revela que este ano o público pode acompanhar o evento também através da aplicação informática Wout, que, com georreferenciação, permitirá "aceder em tempo real à programação e comentar o festival".
No âmbito do cartaz geral, a organização do evento destacou ainda as secções "Mais Imaginarius" e "Imaginarius Infantil", a que se acrescenta este ano as novas "Imaginarius 365" e "Imaginarius Off".
No primeiro caso, está em causa um programa destinado a revelar novas criações de artistas emergentes nacionais e estrangeiros, com base numa seleção por um júri internacional independente, enquanto o Imaginarius Infantil se empenhará este ano em proporcionar oportunidades de experimentação artística a crianças com idades entre os 3 e os 12 anos.
O Imaginarius 365, por sua vez, apresentará duas das criações que foram desenvolvidas no âmbito da sua atividade anual: "Vários palmos de estupidez", do Projeto EZ, e "Tuki - We are from the hood", dos All About Dance.
Finalmente, o Imaginarius Off "cede espaço aos artistas de rua que pretendam mostrar o seu trabalho ao grande público, num ambiente festivo e de máxima visibilidade".