Immanuel Wilkins abre Guimarães Jazz, que celebra 40 anos de carreira de Maria João

"Immanuel Wilkins é da nova geração, embora já bastante reconhecido, e traz um novo ar ao jazz", diz o diretor do festival, Ivo Martins
Foto: Joshua Woods
Para o programador Ivo Martins, o primeiro concerto faz parte do lote dos imperdíveis, juntamente com a diva portuguesa e com Fred Hersch. O Guimarães Jazz 2025 está aí: abre quinta-feira e só fecha a 15 de novembro.
Corpo do artigo
Nos dois concertos iniciais - um quarteto liderado pelo saxofonista Immanuel Wilkins, com três vozes gospel (quinta, dia 6) e Maria João, acompanhada pela orquestra de Guimarães (sexta, dia 7) - predomina a voz. No sábado, dia 8, a apresentação do pianista Fred Hersch resolve uma "falta" do festival que "já gostaria de o ter tido em Guimarães há mais tempo". O festival fecha com o regresso de Danilo Pérez, acompanhado pela Bohuslän Big Band, numa edição em que reinam a voz e o piano.

