O festival de música eletrónica Tomorrowland vai realizar-se na cidade belga de Boom, em Antuérpia, apesar do incêndio que destruiu o palco principal, a maior atração, anunciou esta quinta-feira a organização, que está a avaliar diferentes cenários para o arranque na sexta-feira.
Corpo do artigo
Na quarta-feira à tarde, dois dias antes do início oficial previsto, o palco principal do mítico festival belga - cujo tema deste ano é um universo mágico do mundo do gelo -, foi tomado pelas chamas, que destruíram por completo uma estrutura maciça com 45 metros de altura e 160 metros de largura e mais de dois mil elementos atmosféricos, incluindo luzes, pirotecnia, fontes de água e cascatas.
Depois do incidente, sem causas conhecidas e que não causou feridos, a organização prometeu soluções para a zona do palco principal e, hoje à tarde, anunciou que o festival se iria manter, estando a ser encontrada uma alternativa.
Um dos cenários em cima da mesa é que, se for possível garantir a segurança da área do palco principal e concluir uma nova montagem, o recinto do festival abrirá como planeado para todos os visitantes na sexta-feira ao início da tarde. Porém, se a organização não conseguir abrir com a capacidade máxima, o parque de campismo (incluído nos pacotes globais) e o recinto do festival funcionarão como duas áreas separadas para garantir a segurança dos participantes e será no primeiro local que estarão os artistas do alinhamento do palco principal.
Nesta que é a 19.ª edição do festival, que começou em 2004 e decorre numa área equivalente a 63 campos de futebol após 53 dias de montagem, o tema é “Orbyz” e remete para um universo de gelo repleto de criaturas míticas e segredos antigos.
Centenas de DJ
Se tudo correr como planeado, cerca de 200 mil pessoas com mais de 200 nacionalidades são esperadas este fim de semana em Boom para assistir à atuação de mais de 850 dj em 16 palcos, seguindo-se números semelhantes no fim de semana seguinte.
Entre os DJ presentes, 14 do alinhamento são brasileiros. Esta é, aliás, uma das principais nacionalidades participantes no Tomorrowland – não fosse a edição que se realiza no outono em São Paulo –, à qual se juntam portugueses e de outros países lusófonos, mas principalmente belgas e norte-americanos, segundo a porta-voz.
Entre as centenas de dj presentes estão Amelie Lens, Armin van Buuren, Bob Sinclar, Charlotte de Witte, David Guetta, Dimitri Vegas & Like Mike, Hardwell, John Summit, Lost Frequencies, Martin Garrix, Steve Aoki e Swedish House Máfia. Quanto a dj brasileiros, contam-se Alok, Anna, Vintage Culture e Zerb. De portugueses, marcará presença do DJ Diego Miranda.
O festival, conhecido como a “Disneylândia para adultos”, está esgotado há vários meses.
