Theatro Circo e Gnration recebem esta sexta-feira e sábado as, o Index, uma bienal de arte e tecnologia que traz até Braga nomes relevantes da eletrónica.
Corpo do artigo
Braga, considerada cidade criativa da UNESCO para o segmento das media arts, tem em curso a sua Bienal de Arte e Tecnologia - Index 2024, que entra na reta final este fim de semana.
Já nesta sexta-feira, às 21.30 horas, no Theatro Circo, sobe ao palco a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos - ODE, um projeto que renova a cada ano formadores e participantes.
Com visuais de alunos da Berklee College of Music - Campus de Valência, a ODE utiliza como instrumentos computadores, tablets e sintetizadores, dando assim corpo sonoro a este peculiar ensemble musical. A condução está a cargo do compositor e diretor musical Rui Souza. Os bilhetes custam 5 euros.
No sábado, também às 21.30 horas, o Index 2024 apresenta as últimas propostas artísticas do seu cartaz deste ano: Dmstfctn ft. Evita Manji e a peça “Waluigi’s purgatory”, na sala blackbox, do Gnration.
Trata-se de um formato em teatro 3D que conta a história de uma entidade com Inteligência Artificial a operar num purgatório. A intrigante peça contém uma qualidade interativa: artistas e público vão poder guiar aquela entidade de IA a partir dos comandos dos seus telemóveis.
O espetáculo conta ainda com Kode9, DJ, produtor, escritor e figura central da eletrónica britânica independente, que traz a sua nova peça audiovisual “Escapology”. Bilhetes a nove euros.