No ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, a Código Simbólico associação cultural promove um curso de escrita criativa sob o olhar do escritor, nome incontornável do panorama literário do século XIX.
Corpo do artigo
Camilo Castelo Branco (1825-1890) foi o primeiro escritor profissional português, a viver da escrita. Trilhou um percurso literário que passou pelos diversos estilos vigentes na época: gótico, romantismo, realismo. Além de romancista, foi também contista e poeta. Em números, são mais de 260 obras escritas em 40 anos, que revelam um domínio dos géneros literários e da língua portuguesa notável.
Por esse motivo, Camilo o eleito como inspiração para um curso de escrita criativo promovido pela Código Simbólico. Estão abertas as inscrições (https://editoras.com/cccb/) a 20 alunos, que estarão sob orientação do professor de literatura Nilton Marlúcio de Arruda. As aulas vão acontecer semanalmente, entre 19 de maio e 28 de julho, todas as segundas feiras das 18.30 às 20.30 horas. A rádio Transforma cede o seu espaço na Rua Júlio Dinis para o efeito.
O curso, inteiramente gratuito, visa à organização de uma coletânea de textos (contos e/ou poesia) inspirados na obra de Camilo Castelo Branco, da autoria dos alunos do curso de escrita criativa. A coletânea será materializada num livro físico e digital, com lançamento previsto para setembro num evento no Espaço T, em data a anunciar.